Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um fim de ano justo ao Coxa !


 No domingo a festa pode ser muito maior, a Libertadores está em jogo

Por Fábio Votu

2011 tem sido um ano diferente e especial para o torcedor Coxa-Branca. A possível vaga na Libertadores, que estará garantida caso o time vença o rival Atlético Paranaense no próximo domingo, é um prêmio mais do que justo para um time que brilhou e fez história em 2011.
O ano começou animador, no primeiro jogo do campeonato Paranaense, no dia 3 de fevereiro, 5 a 0 contra o Iraty. Até aí tudo bem. Agora ninguém, nem os mais otimistas torcedores, esperavam que essa vitória abriria uma sequência invicta e histórica de outras 23 que viriam até o dia 5 de maio. Foram 24 vitórias consecutivas, com jogos que deixaram muito time grande de boca aberta, como o 6 x 0 em cima do Palmeiras pela Copa do Brasil. A sequência do Coxa ganhou o mundo e foi registrada no livro dos recordes como a maior ininterrupta entre clubes de futebol.
Fazendo história e se tornando destaque na mídia esportiva nacional, o Coxa foi Campeão Paranaense de 2011 e finalista da Copa do Brasil. Tinha tudo para ter sido campeão do torneio. Não foi, perdeu para o bom time vascaíno e amargou um vice-campeonato. Mais do que isso, não conseguiu a tão desejada vaga da Libertadores que estava tão próxima.
Após um primeiro semestre excelente, o Coxa começou a disputa do Brasileirão com o apoio da torcida que já depositava enorme confiança no time. Mas o inicio foi árduo. No primeiro jogo, estreia em casa, e derrota para o Atlético Goianiense por 1 a 0. Assim o Coritiba foi tropeçando no começo do Brasileirão e perdendo pontos preciosos. Ao decorrer da competição, o Coxa sempre se manteve em uma zona intermediária, não encostava nos líderes, e ao mesmo tempo se mantinha longe da zona de rebaixamento.
Assim foi indo, quietinho, cumprindo seu papel sem se preocupar muito com contas e previsões. E não é que a receita do "fazendo minha parte" deu certo. Faltando uma rodada para o final do Brasileirão o Coxa chegou. Está em quinto e só depende dele na última rodada para voltar a Libertadores, competição que não disputa desde 2004. Contou com a sorte também é verdade, afinal Figuerense, Botafogo, São Paulo e Internacional, que eram concorrentes diretos a vaga da Libertadores, perderam na última rodada.  Mas a competência do Coritiba é inquestionável.
Eficiência que pode ser resumida nas últimas 6 partidas da equipe: 5 vitórias e apenas  1 derrota. Média de 2,5 pontos conquistados por jogos, justamente na reta final, na mais complicada e difícil fase do campeonato. O Coxa chegou de repente no G5, mas por méritos, tem a terceira melhor defesa e ataque da competição, além do mesmo saldo de gols (17) dos candidatos ao título desta edição, Corinthians e Vasco.
O técnico Marcelo Oliveira até chegou a jogar a toalha após a derrota para o Fluminense a 9 rodadas atrás. Disse que a Libertadores não daria mais. Errou, a Libertadores dá sim. Fazendo o que muita gente deveria fazer, "cuidando da própria vida", o Coxa chega a última rodada do Brasileirão com um privilégio, pode voltar a Libertadores e ao mesmo tempo rebaixar seu maior rival, o Atlético Paranaense. Que jogo! É acompanhar domingo na Arena da Baixada o desfecho do futebol paranaense em 2011!

2 comentários:

  1. Grande texto Votu, informativo e opinativo ao mesmo tempo. O Coxa merece mais do que ninguém. Manteve a base e, principalmente, o bom treinador.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo por que o Vanderlei não foi citado como um dos melhores goleiros...
    Trágico.
    CORITIBA * ETERNAMENTE

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...