Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Que esperar do Horizonte?



Por Mateus Lessa

Caros apaixonados, é chegada a hora que todos esperávamos. A longa caminhada de 38 passos que se iniciou lááá em maio finalmente está perto do fim. Agora, para cada torcedor, uma perspectiva diferente. O horizonte é logo ali. Mas o que esperar? Onde estaremos em 2012? Quem fica no time? Quem sai?

* Na parte de cima da tabela, o Corinthians, de Mr. Sanchez, mais uma vez chega à reta final mirando o título. Com chance atual de 48% de levar o caneco, Tite une a equipe e deixa Adriano e a diretoria pensando já em 2012, em que deve exercer papel melhor do que a Toliminação deste ano. Tevez vem aí? Por enquanto, o nome é Vítor Junior, praticamente acertado.

* O Vasco, com elenco, diretoria, comissão técnica e torcida em plena harmonia, busca repetir o feito do Cruzeiro e conquistar o Brasil duas vezes no mesmo ano. A tabela não é nada fácil, mas a essa altura, que tabela é ? Enquanto isso, já com Passaporte garantido para buscar a América em 2012, o clube deve apostar na manutenção da base. Bernardo deve ser contratado em definitivo e 2 ou 3 nomes devem chegar.

* Os clássicos serão o termômetro da reta final. Bota, Flu e Fla, com distância rigorosa de 3 pontos entre si, fecham o G-5 e ainda lutam pelo título. O Fla aposta em R10 e na força de Luxa e seu"Pôjeto 2012"; O Fogão confia em Loco Abreu e na força de seu meio-campo organizado por Renato; O Tricolor das Laranjeiras joga todas as fichas em Fred e Sóbis, artilharia pesada que desandou a fazer gols nas últimas rodadas. Podendo fazer história ao colocar os quatro grandes numa edição de Libertadores, o Rio vai parar pra assistir a essa reta final, e aí sim poder pensar em 2012.

* No sul, horizontes diferentes. A parte vermelha ainda busca luz. Dorival Junior garante que a equipe lutará até o fim para estar mais uma vez na briga pela América (desde 2006 joga todos os anos). A diretoria trabalha para manter o forte elenco e já se reforça com Dagoberto a partir de abril. Já o lado azul parece conformado após a bela virada e a vingança sobre Ronaldinho. Com pontos insuficientes para se considerar no páreo pelo G-5, se esforça para manter Douglas para a disputa da Copa do Brasil.

* O torcedor são-paulino encontra-se perdido como há muito não se via. Acostumado a planejamento, títulos e Libertadores, vê agora continuísmo no Poder, contratações equivocadas, trocas de técnicos e mau futebol. Parece não confiar no elenco na disputa final por uma vaga no G-5, tampouco em JJ & Cia. que contratou Leão por sete jogos e avisou que se não der certo vai mudar boa parte do time. Incógnita total pelos lados do Morumbi. Alento grande é espiar o muro do vizinho e ver a situação no Palmeiras. Racha total. Diretoria que não se entende, craque e ex-capitão do time afastado e prestes a ser negociado, jogador apanhando da torcida, estádio em obras, novo capitão do time envolvido em escândalo. Décimo terceiro lugar na tabela. Resta ao Verde tentar voltar a ser Verdão e planejar com perícia 2012. Mas um novo bom e barato já foi sinalizado...

* O Figueira merece muitos elogios. Com uma diretoria competente e um bom elenco sob o comando de Jorginho, a equipe nada em meio aos tubarões, mas já está muito satisfeita com a Sul-Americana. Resta lutar com unhas e dentes contra um grande desmanche já que jogadores como Juninho, Júlio César e Wellington Nem já foram sondados por clubes grandes para o ano que vem. O rival Avaí batalha sob a batuta de Lincoln, mas deve mesmo estar na Série B na próxima edição. É hora de renovar!

* No PR, enquanto o Coxa tenta resgatar o futebol do semestre passado para o ano que vem e já planeja a Copa do Brasil e o Paranaense, o Atlético luta contra a matemática e aposta em Guerron e Paulo Baier, o artilheiro dos pontos corridos, pra escapar da Degola. A força da torcida na Arena pode fazer a diferença.

* Nas Minas Gerais, o Horizonte Negro que ninguém quer ver se aproxima e o Circo pega fogo. Com o Coelho já abduzido pelo Buraco Negro há tempos, Tudo leva a crer que o Jogaço da última rodada será entre Cruzeiro e Galo. Uma queda para a Série B seria catastrófica para qualquer um dos 2, ainda mais podendo ter sofrido a derrota derradeira para o arqui-inimigo. O Galo investiu milhões e tenta encaixar as peças através do Mestre Cuca para escapar e lutar por títulos ano que vem. O Cruzeiro tenta juntar os cacos após a desistência anunciada dos irmãos Perrela, que venderam a alma e o time inteiro "já que iriam sair do poder". O esquema atual, de Vágner Mancini, é Montillo + 10. E vai ser difícil segurar o craque argentino pro ano que vem...

* No Nordeste, muito axé, orações e promessas para os Santos. Vale tudo para tentar manter-se na elite do Brasileirão. Teremos jogos disputadíssimos e muita entrega e suor nas últimas rodadas.

* O único representante do Centro-Oeste se vangloria da campanha e da vaga na Sul-Americana, mas vive o momento de ostracismo na tabela, apesar do bom futebol mostrado na vitória sobre o SPFC por 3 a 0. O Dragão deve perder os principais jogadores para equipes maiores e remontar o time para o próximo ano.

* Em Santos, todo foco no Mundial de Clubes. Um olho no adversário da tabela aqui e o outro no jogo do Barça pelo espanhol, pela Champions, em Messi, Villa e Cia. Despedida do brasileirão em grande estilo, com direito a 4 gols de NeyMonstro (merece o Top 3 na Bola de Ouro!!) e agora descanso, a começar pela partida contra o...Vasco. Centenário chegando, e o Peixe sonhando em conquistar o mundo novamente, quase 50 anos depois. Emoções à vista!
Sim, amigos, o horizonte é logo ali. E você, o que está esperando do seu time?
Abraços!
(co-autoria do texto: Luiz Felipe Fogaça, vulgo Bolão)

4 comentários:

  1. Ontem, na rádio, PVC falou sobre a reclamação da oposição corintiana, que tem chamado o Andrés de novo rico, por querer comprar tudo oq vê pela frente.

    No entanto, PVC concordou com Andrés. Segundo o comentarista, o Timão mira as contratações de Réver (adiantada), Vitor Jr (quase certa), Douglas (bem adiantada) e Júlio César, do Figueirense.

    Por enquanto são só expeculações. Mas Réver, Vitor Jr e Douglas foram citados tanto por PVC quanto pelo Neto.

    Será?

    ResponderExcluir
  2. A diretoria de Palestra Itália disse que vai trazer jogadores com experiência e destaque em seus clubes. Resta saber se esses caras vão mesmo querer atuar no Palmeiras. César Sampaio pode ser uma boa ponte.

    ResponderExcluir
  3. Se o Cruzeiro cair todo mundo vai cair matando nos "bons" jogadores que ainda estão por lá. Fábio, Marquinhos Paraná, Fabrício, Montillo...

    ResponderExcluir
  4. Muit bom Gordo, parabéns! Bora TRICOLOR!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...