
Por Mateus Lessa
Caros apaixonados, é chegada a hora que todos esperávamos. A longa caminhada de 38 passos que se iniciou lááá em maio finalmente está perto do fim. Agora, para cada torcedor, uma perspectiva diferente. O horizonte é logo ali. Mas o que esperar? Onde estaremos em 2012? Quem fica no time? Quem sai?
* Na parte de cima da tabela, o Corinthians, de Mr. Sanchez, mais uma vez chega à reta final mirando o título. Com chance atual de 48% de levar o caneco, Tite une a equipe e deixa Adriano e a diretoria pensando já em 2012, em que deve exercer papel melhor do que a Toliminação deste ano. Tevez vem aí? Por enquanto, o nome é Vítor Junior, praticamente acertado.
* O Vasco, com elenco, diretoria, comissão técnica e torcida em plena harmonia, busca repetir o feito do Cruzeiro e conquistar o Brasil duas vezes no mesmo ano. A tabela não é nada fácil, mas a essa altura, que tabela é ? Enquanto isso, já com Passaporte garantido para buscar a América em 2012, o clube deve apostar na manutenção da base. Bernardo deve ser contratado em definitivo e 2 ou 3 nomes devem chegar.
* Os clássicos serão o termômetro da reta final. Bota, Flu e Fla, com distância rigorosa de 3 pontos entre si, fecham o G-5 e ainda lutam pelo título. O Fla aposta em R10 e na força de Luxa e seu"Pôjeto 2012"; O Fogão confia em Loco Abreu e na força de seu meio-campo organizado por Renato; O Tricolor das Laranjeiras joga todas as fichas em Fred e Sóbis, artilharia pesada que desandou a fazer gols nas últimas rodadas. Podendo fazer história ao colocar os quatro grandes numa edição de Libertadores, o Rio vai parar pra assistir a essa reta final, e aí sim poder pensar em 2012.
* No sul, horizontes diferentes. A parte vermelha ainda busca luz. Dorival Junior garante que a equipe lutará até o fim para estar mais uma vez na briga pela América (desde 2006 joga todos os anos). A diretoria trabalha para manter o forte elenco e já se reforça com Dagoberto a partir de abril. Já o lado azul parece conformado após a bela virada e a vingança sobre Ronaldinho. Com pontos insuficientes para se considerar no páreo pelo G-5, se esforça para manter Douglas para a disputa da Copa do Brasil.
* O torcedor são-paulino encontra-se perdido como há muito não se via. Acostumado a planejamento, títulos e Libertadores, vê agora continuísmo no Poder, contratações equivocadas, trocas de técnicos e mau futebol. Parece não confiar no elenco na disputa final por uma vaga no G-5, tampouco em JJ & Cia. que contratou Leão por sete jogos e avisou que se não der certo vai mudar boa parte do time. Incógnita total pelos lados do Morumbi. Alento grande é espiar o muro do vizinho e ver a situação no Palmeiras. Racha total. Diretoria que não se entende, craque e ex-capitão do time afastado e prestes a ser negociado, jogador apanhando da torcida, estádio em obras, novo capitão do time envolvido em escândalo. Décimo terceiro lugar na tabela. Resta ao Verde tentar voltar a ser Verdão e planejar com perícia 2012. Mas um novo bom e barato já foi sinalizado...
* O Figueira merece muitos elogios. Com uma diretoria competente e um bom elenco sob o comando de Jorginho, a equipe nada em meio aos tubarões, mas já está muito satisfeita com a Sul-Americana. Resta lutar com unhas e dentes contra um grande desmanche já que jogadores como Juninho, Júlio César e Wellington Nem já foram sondados por clubes grandes para o ano que vem. O rival Avaí batalha sob a batuta de Lincoln, mas deve mesmo estar na Série B na próxima edição. É hora de renovar!
* No PR, enquanto o Coxa tenta resgatar o futebol do semestre passado para o ano que vem e já planeja a Copa do Brasil e o Paranaense, o Atlético luta contra a matemática e aposta em Guerron e Paulo Baier, o artilheiro dos pontos corridos, pra escapar da Degola. A força da torcida na Arena pode fazer a diferença.
* Nas Minas Gerais, o Horizonte Negro que ninguém quer ver se aproxima e o Circo pega fogo. Com o Coelho já abduzido pelo Buraco Negro há tempos, Tudo leva a crer que o Jogaço da última rodada será entre Cruzeiro e Galo. Uma queda para a Série B seria catastrófica para qualquer um dos 2, ainda mais podendo ter sofrido a derrota derradeira para o arqui-inimigo. O Galo investiu milhões e tenta encaixar as peças através do Mestre Cuca para escapar e lutar por títulos ano que vem. O Cruzeiro tenta juntar os cacos após a desistência anunciada dos irmãos Perrela, que venderam a alma e o time inteiro "já que iriam sair do poder". O esquema atual, de Vágner Mancini, é Montillo + 10. E vai ser difícil segurar o craque argentino pro ano que vem...
* No Nordeste, muito axé, orações e promessas para os Santos. Vale tudo para tentar manter-se na elite do Brasileirão. Teremos jogos disputadíssimos e muita entrega e suor nas últimas rodadas.
* O único representante do Centro-Oeste se vangloria da campanha e da vaga na Sul-Americana, mas vive o momento de ostracismo na tabela, apesar do bom futebol mostrado na vitória sobre o SPFC por 3 a 0. O Dragão deve perder os principais jogadores para equipes maiores e remontar o time para o próximo ano.
* Em Santos, todo foco no Mundial de Clubes. Um olho no adversário da tabela aqui e o outro no jogo do Barça pelo espanhol, pela Champions, em Messi, Villa e Cia. Despedida do brasileirão em grande estilo, com direito a 4 gols de NeyMonstro (merece o Top 3 na Bola de Ouro!!) e agora descanso, a começar pela partida contra o...Vasco. Centenário chegando, e o Peixe sonhando em conquistar o mundo novamente, quase 50 anos depois. Emoções à vista!
Sim, amigos, o horizonte é logo ali. E você, o que está esperando do seu time?
Abraços!
(co-autoria do texto: Luiz Felipe Fogaça, vulgo Bolão)
Ontem, na rádio, PVC falou sobre a reclamação da oposição corintiana, que tem chamado o Andrés de novo rico, por querer comprar tudo oq vê pela frente.
ResponderExcluirNo entanto, PVC concordou com Andrés. Segundo o comentarista, o Timão mira as contratações de Réver (adiantada), Vitor Jr (quase certa), Douglas (bem adiantada) e Júlio César, do Figueirense.
Por enquanto são só expeculações. Mas Réver, Vitor Jr e Douglas foram citados tanto por PVC quanto pelo Neto.
Será?
A diretoria de Palestra Itália disse que vai trazer jogadores com experiência e destaque em seus clubes. Resta saber se esses caras vão mesmo querer atuar no Palmeiras. César Sampaio pode ser uma boa ponte.
ResponderExcluirSe o Cruzeiro cair todo mundo vai cair matando nos "bons" jogadores que ainda estão por lá. Fábio, Marquinhos Paraná, Fabrício, Montillo...
ResponderExcluirMuit bom Gordo, parabéns! Bora TRICOLOR!
ResponderExcluir