Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Júlio Cesar tem tudo para ser o novo Ronaldo



Por Felipe Pugliese

Como é difícil jogar no Corinthians. Ser goleiro então...um erro já vale julgamento sem direito a defesa (sem trocadilhos). Intrigantes e opinativos leitores do Paixão Clubística, quando o assunto é o Alvinegro Paulista, nada me irrita mais do que as críticas ao arqueiro Júlio Cesar. Ah, meu amigos, isso me tira do sério.

“Ele falha muito”, “Ele tem braço curto”, “Ele toma muito gol de falta”. Me poupem, por favor. O Corinthians já foi campeão Brasileiro com Nei e Maurício no gol. Julio César ama o manto, começou no terrão e tenho certeza que sofre mais do que todos quando erra. E tem mais: quantas vezes ele salvou o Timão? Várias.

Dizem que perdemos o título brasileiro em 2010 graças à falha dele contra o Goiás. Mentira. O Corinthians empatou a partida minutos depois e teve todo o segundo tempo para virar o jogo. Digo mais, não fosse o camisa 1, o Coringão terminaria aquele campeonato na melhor das hipóteses fora das primeiras colocações. Contra o Santos na final do Paulistão ele também falhou, concordo. Porém, só chegamos na decisão por causa de um pênalti defendido pelo próprio Júlio.

O lado torcedor eu até entendo, mas as críticas, sem fundamentos, vindas da mídia eu não aceito. Não aceito. Gostaria de dar nomes aos bois, ou melhor, ao boi: o Sr. Chico Lang tem sido o maior hipócrita quando o assunto é Júlio Cesar. Quando o camisa um vai aos programas da Gazeta o jornalista rasga uma seda do tamanho da sua cara de pau para o arqueiro. Todavia, é só o goleirão falhar que o cidadão é o primeiro a dizer “O Corinthians não tem goleiro”. Vai te catar, Sr. Lang!

Para finalizar, eu acho um grande, enorme e tremendo absurdo o Corinthians buscar outro goleiro para 2012. Júlio Cesar é o dono da camisa 1. Tem tudo para ser o novo Ronaldo. “Ah, mas o Fábio, goleiro do Cruzeiro, seria uma boa”. Seria, mas ele também falha, assim como todos. Quer saber? Podem contratar outro arqueiro. Será só mais um para a lista que já conta com Babadilla, Renan...

Resolvi ouvir quem realmente entende o que é ser goleiro do Corinthians: Espaaaaaalma Ronaldo!

Ronaldo, como tem visto as constantes críticas ao goleiro Júlio Cesar?
Ele sabe que isso é normal na vida um goleiro. Na minha época não era diferente, a pressão sempre será grande e ele sabe disso. Mas ele também sabe que em muitos jogos ele arrebentou.

Na sua opinião, o ponto-fraco do Júlio Cesar também é o chute de longa distância?
O que eu fico “puto” é que ninguém fala da “merda” da bola, que é ruim e leve demais.

Vê alguma semelhança entre ele (Júlio Cesar) e você?
Eu vejo sim. Ele acompanhou minha carreira e sabe que muita gente também me criticava, alguns para ajudar e outros para arrebentar mesmo.

Acha que o Júlio Cesar permanece como titular em 2012?
Aí eu já não sei. O que eu quero é que o Tite não seja mais o treinador. Isso sim.

Por quê?
Muito retranqueiro, nunca vi coisa igual. Jogar com um monte de volantes no Corinthians? Coloca eu lá que faço melhor.

Não vamos mais te ver na televisão?
Calma, meu filho. Logo, logo você vai ver quem estará na Band batendo de frente com o Neto.

7 comentários:

  1. Primeira falha dele no campeonato e já tem uma porrada de gente criticando. A última tinha sido a do Paulistão.

    Julio falha como outros goleiros tbm falham, mas é um ótimo goleiro, um líder do elenco - também no aspecto intelectual.

    Espero ver o Julio no gol por mais 10 anos.

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo do texto.

    O Júlio César como goleiro é uma ótima pessoa, apenas isso. Acho que tem espírito de perdedor, não combina com o Corinthians. Vocês podem lembrar dele jogando com o dedo arrebentado contra o Botafogo, de fato foi bacana. Mas foi a única ocasião em que eu, como Corinthiano, me identifiquei com o arqueiro.

    Ele falha demais e não tem coragem e/ou humildade para reconhecer seus erros. Dificilmente reconhece seus erros, nesse último jogo por exemplo colocou a culpa na barreira! Bola parada contra nós é quase pênalti... além desta última falha, lembro de gols do Juninho Pernambucano, Rogério Ceni e outros que ele tomou por armar mal a barreira, se posicionar errado ou pular atrasado. Existem méritos nos cobradores, claro, mas o fato é que ele toma muito gol de falta.

    Outro ponto: apesar de ter melhorado nas ultimas rodadas, passamos uns 20 jogos sofrendo constantemente com gols de escanteio. Além do goleiro, a zaga e todo time também têm sua culpa, mas o goleiro deve de orientar a todos e sair na bola sempre que possível. O problema talvez até esteja mais embaixo, o Mauri (preparador de goleiros do Timão) me parece muito fraco!

    Enfim... não vejo o Júlio César a altura de ser o 1 do Timão. Compará-lo com o Ronaldo, que além de ser um monstro debaixo das traves tinha muita personalidade é sacanagem! O Júlio César além de fraco é um cordeirinho resignado com derrotas e sem espírito Corinthiano.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nossa!

    O seu blog é muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Legal conhecer teu Blog...venho do TIMÃOWEB e gostei muito! Parabens!
    Não sei se o Julio conseguira ser um novo Ronaldo, Mas o que poucos se lembram que o Ronaldo fora ser Corinthiano era mediano no gol...Não conseguiu ser um goleiro classe A, Mas com a garra, declaracões e estilo conquistou a todos nos mais do que jogava debaixo das traves!
    Espero que o Julio consiga excelentes atuacões pra calar a boca dos que o criticam, seria muito bom um Corinthiano no gol do Timão!!!
    Vai Corinthians!!!

    ResponderExcluir
  5. A única coisa boa que o Júlio Cesar tem é ser Corinthiano... e isto ele já provou a todos...
    No entanto, daí falar q ele é goleiro digno da Camisa 1 do Corinthians, ai não dá...

    Não adianta querer tapar sol com peneira... Ele não inspira confiança na grande maioria da torcida, e da mesma forma em campo... Saí MUUUITO mal do gol, quase sempre... não pega pênalti... muito mal em faltas...

    Todos sabem quais os piores fundamentos dele... e ele não melhora... Que ele salva o Timão certas vezes? claro... q pega bolas dificílimas? claro que pega...
    Mas só isso não credencia como ótimo goleiro, ou novo Ronaldo!!! Falta o mais importante... ele NÃO PASSA CONFIANÇA!!!

    Ao meu ver, nem a nós torcedores e nem ao grupo de jogadores... por mais que estes digam o contrário, óbvio!!!
    O Danilo Fernandes tbém é Conrinthiano... e pra mim pega mais q o J. Cesar...

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do artigo, e lendo os comentários fico impressionado como os corintianos que escreveram tem o Júlio Cesar em baixa conta. O que é isso minha gente! Que goleiro do brasileirão o supera? Só porque falhou - e tenho minhas dúvidas se realmente falhou - contra o América, e vira o bode expiatório da derrota. Quem nos derrotou naquele domingo foi a apatia. Júlio, minha gente, é um goleirão, e o que o Felipe quis dizer ao compará-lo com o Ronaldo, é sua paixão pelo Corinthians, sua regularidade, a perspectiva de longa carreira no time titular e a confiança que passa para o time todo e para a torcida. Ronaldo foi tudo isso, e Júlio tem tudo para repeti-lo. Aproveito para parabenizar o blog, pois é tudo de bom.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do blog muito bom! Parabéns!

    Sobre o artigo concordo plenamente essa torcida modinha tem que parar de ser influenciada pela mídia, sobre as falhas tudo e uma questão de coerência como foi dito no texto ,eu vejo futuro no Julio Cesar posso ate queimar minha língua em concordar e falar que ele vai ser o novo Ronaldo mas ele merece essa chance por ser Corintiano e jogar com raça .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...