Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Que passa Gaúcho?

Por Arthur Quezada

A minha estreia no Paixão Clubística poderia ser recheada com diversos assuntos.

Poderia ser sobre o Corinthians, que está com a mão na taça; sobre o abençoado Fred, que marcou 7 gols em 2 jogos; sobre a redenção do Imperador Adriano; sobre o futebol bonito e objetivo jogado pelo Vasco ao longo do Brasileirão... Enfim, poderia escrever sobre fatores que fazem deste Campeonato Brasileiro um torneio incriticável - do ponto de vista emocional.

Mas nesta estreia quero me atentar a um jogador apenas: Ronaldinho Gaúcho!

Confesso que no início deste Brasileirão fiquei animado com o camisa 10 do Flamengo. Fui um dos defensores da convocação dele para a jovem e inexperiente seleção canarinha, de Mano Menezes. O futebol objetivo havia voltado. Perigoso nas finalizações, malandro com dribles desconcertantes e eficiente nas bolas paradas, Ronaldinho ensaiou um retorno em grande estilo ao futebol que outrora o consagrou.

Mas analisando de uma maneira fria, realista e pessimista, pode ser que tudo não tenha passado de uma pegadinha. Assumo o risco quando falo isso. Ronaldinho pode fazer três gols na próxima rodada e silenciar o meu comentário. Mas quem viu o jogo de domingo, 20, entre Flamengo e Atlético Goianiense, presenciou uma das piores partidas do meia.

Contratado pelo Flamengo no início do ano, Ronaldinho não era apenas esperança de bom futebol, mas também como um gerador de receitas - nas áreas de marketing e vendas do clube. A expectativa era que ele repetisse o xará Ronaldo, em todos os aspectos. Mas não é isso que está acontecendo. O imbróglio entre R10, Flamengo e Traffic retrata a atual situação. Isso porque, de todos os jogadores do Flamengo, Ronaldinho é o único que não tem direitos de imagem vinculados apenas ao clube. Os direitos também pertencem a parceira Traffic – fator que impossibilita o Flamengo de explorar a imagem do craque em ações de marketing mais vantajosas e que cria rusgas entre o clube e os patrocinadores.

Baladas, polêmicas e privilégios no elenco do Fla são fatores prejudiciais tanto com a torcida, quanto com o grupo de jogadores. O ano instável do meia reflete o ano inconstante do Flamengo. Nos momentos decisivos, o futebol objetivo de Gaúcho desaparece. Uma pena, pois foi assim na seleção brasileira na Copa da Alemanha, foi assim na final do Mundial de Clubes da Fifa em 2006 contra o Internacional e, infelizmente para o Flamengo, foi assim no Campeonato Brasileiro de 2011, no qual o clube corre o sério risco de ficar de fora, até mesmo, da Libertadores em 2012 - haja visto o caminho árduo que tem pela frente (Internacional e Vasco).

Pensando bem, acho que a pergunta certa teria que ser direcionada a diretoria do Flamengo: Será que compensa Mengão?


7 comentários:

  1. Se os árabes quiserem levar pagando 1/4 da multa (100 mi) podem levar agora!! rs.

    R10 nunca foi o cara que chamou a responsabilidade, quando a parada aperta ele some, sempre foi assim em todos lugares onde jogou...
    Ultimamente não tem jogado p%#@$ nenhuma, nítido que o motivo é o excesso de cachaça...
    É vaidoso quanto ao markenting e causa certas situações até constrangedoras (eventos sociais do FLA, apresentação da nova camisa, homenagem ao mundial). Sobre a arrecadação de $$, o marketing do FLA é fraco, melhorou muito, mas ainda é fraco.
    Mas é um jogador de qualidade (muita), quando quis jogar, jogou e muito! Pode ser decisivo.
    Creio que se meu Mengão contratar um cara que seja um líder naquele elenco de vagabundo (porque um time que anda em campo é vagabundo), um que chame a responsabilidade nas situações críticas, será um time muito forte. Porque não tem NINGUÉM naquele grupo que faça isso...

    Mas enfim, Ronaldinho foi um bom negócio para o Mengo?
    Sim.

    ResponderExcluir
  2. Danilo, quem seria esse cara? E para qual posição?

    Dos vagabundos, quem você quer ver longe do ninho do Urubú?

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Quezada,
    Antes de mais nada parabéns pela estreia e pela análise. Eu concordo que pode ser que nao compense o investimento no futebol do Ronaldinho, mas o saldo ainda é positivo. Duro é saber quando a conta começar a zera e ficar no vermelho. O marketing do Mengo é rídiculo (reveja o episódio do Cielo). A Patrícia Amorim precisa comer muito arroz e feijão para ser chamada de dirigente. E as parcerias e o grupo de pessoas que se uniram em torno do time são de reputação e altrúismos questionável, começando pelo comandante Luxemburgo. Posso estar enganado mas o saldo deve zerar e conta tem grande chances de ficar "no vermelho" caso não haja a verdadeira proeza do time se classificar para a competição sulamericana. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Poxa! Confesso que no início do ano até me animei de ir ver o R10 quando o Flamengo viesse enfrentar o meu Tricolor, mas o futebol dele desapareceu. É uma pena, porque ele é um dos gênios da bola e desperdiçou o seu talento pra ganhar dinheiro e curtir a vida. Ele não se preocupa com o clube, com a torcida, com nada. Só com a fama e a grana. Parabéns! Vou recomendar o blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. E vocês chegaram a ver isto?

    A Câmara Municipal de Porto Alegre investiga repasses de quase 6 milhões de reais para a ONG do jogador Ronaldinho Gaúcho.

    http://www.redetv.com.br/Video.aspx?116,27,230490,jornalismo,leitura-dinamica-1a-ed,ong-de-ronaldinho-gaucho-e-investigada

    ResponderExcluir
  6. Quezada e amigos do blog!
    Sim, Ronaldinho vive mais um momento de declínio, assim como viveu no Milan antes de voltar ao Brasil. A situação é complexa. Envolve, por exemplo, a síndrome da seleção que afeta alguns jogadores que "somem" depois de vestir a amarelinha, o que não deveria acontecer com ele que já é experiente no assunto. Envolve também, obviamente, a questão financeira com os atrasos de salário da Traffic e possíveis ofertas milionárias do exterior. Envolve, quem sabe, uma possível rusga com o agora incerto Luxemburgo. Mesmo com tudo isso, pergunto: se o cara arrebentar no jogo contra o Inter e levar o Fla à Libertadores, a torcida se acalmará? E mesmo que não consiga isso, acredito eu, o Fla não pode reclamar porque sabia do risco da contratação ao comprá-lo já em péssima fase...
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Tuca,

    dificil!! hahaha, o Pet foi um cara que levou o time do Fla de 2009, junto com o Impera (que nestes tempos era foda, hahaha, o de 2010... puuf).
    Adimito que nem tenho ideia de um ser para chamar o time pro jogo, vou começar a analisar! hahaha.

    Então!!! Agora está tudo esclarecido!! Sabia que tinha coisa ai, como pode um time andar em campo?? Salários atrasados!!
    Agora o que posso dizer? Não posso cobrar os jogadores e muito menos culpar o Luxa...
    Hoje são assim, atrasou não jogam nada...

    Mas a resposta seria: nenhum específico, porque NENHUM está jogando nada!!!

    Mas acho que já deu pra Angelim e Willians... Alex é bom começar a jogar algo se não pode meter o pé junto...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...