Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Esporte da Mente e o Prêmio de R$15 milhões



Por Mateus Lessa

Caros leitores apaixonados, enquanto o Brasileirão faz uma pausa no meio de semana e o jogo da seleção do Mano contra o Gabão (quem???) não empolga ninguém, os olhos voltam-se para Las Vegas, onde acontece hoje a Mesa Final do Main Event da World Series of Poker 2011. E pela primeira vez teremos uma transmissão ao vivo (NA ESPN, A PARTIR DA MEIA-NOITE DE HOJE), mão a mão, com os jogadores que lutarão pelo tão sonhado bracelete, mais a bagatela de 8 milhões de dólares. A mesa foi iniciada com nove jogadores, e jogada no domingo até restarem apenas os três guerreiros que lá estarão daqui algumas horas.





Nos últimos anos, após o surgimento dos sites com salas online, o pôquer se tornou uma verdadeira febre mundial, com milhões de jogadores no mundo todo. E, como na maioria dos esportes, o Brasil já surge como potência, liderado por André Akkari, que na edição deste ano trouxe o segundo bracelete da história para o País, ao vencer o Evento #43 (U$1.500,00 de entrada), superando 2.856 jogadores. Na técnica, na habilidade. Não na sorte, como dizem por aí. Outros nomes como Alê Gomes (primeiro a conquistar o bracelete), Thiago Decano e Felipe Mojave são outros com destaque internacional.



Enquadrado e regulamentado como esporte da mente, juntamente com gamão e xadrez, entre outros, a modalidade Texas Holdem já tem até Confederação no Brasil. É a CBTH (Confederação Brasileira de Texas Holdem), presidida por Igor Federal, e que segue a passos largos trabalhando para a evolução e para o reconhecimento do pôquer e de seus profissionais.



Hoje, temos uma infinidade de livros sobre o assunto, já que para crescer é necessário estudo, além da disciplina e da paciência- recomendo para os iniciantes o livro "Aprendendo a Jogar Pôquer", do carioca Leo Bello. Além disso, revistas mensais como a CardPlayer e a Flop trazem colunas dos profissionais e o acompanhamento dos grandes torneios que acontecem mundo afora pelo circuito. Fora do âmbito profissional, muitos amigos se reúnem em casa para o chamado Home Game, com valor simbólico e boas cervejas e risadas...




Voltando ao nosso assunto inicial, o evento de hoje à noite deve alavancar uma audiência recorde no mundo para a modalidade. Pela primeira vez, as cartas dos jogadores serão mostradas ao vivo e, para isso, uma grande estrutura foi montada no Cassino Rio, em Las Vegas. Os três jogadores que restam irão lutar por quanto tempo for preciso pelo prêmio maior: OITO MILHÕES DE DÓLARES. Os já milionários (O terceiro leva pouco mais de 4 milhas, e o segundo quase 5...) são eles:



-Pius Heinz (Alemanha), que é o líder do torneio, iniciado em julho com mais de 6 mil jogadores que pagaram 10 mil cada um para a entrada, e tem 107.800.000 em fichas.


-Ben Lamb (Estados Unidos), eleito jogador do ano da WSOP após vencer em diversas modalidades e alcançar várias mesas finais, e tem 55.400.000 em fichas.


-Martin Statzko (República Tcheca), que chega como zebra por não ter um grande aprofundamento técnico, mas está vivo com 42.700.000 em fichas.


Noite imperdível para quem gosta e para quem tem interesse no assunto que está bombando!!








Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...