Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Futebol e superstição são como unha e carne

Precavida, torcida corintiana manda zica para longe
Por Tuca Veiga

Não me venha com aquele papo batido que “se macumba ganhasse jogo, o campeonato baiano terminava empatado”, pois torcedor que é torcedor, faz mandinga sim senhor.
Tem quem acenda vela, quem assista ao jogo sempre com a mesma roupa, quem fique só no mesmo lugar, quem não goste da companhia de um amigo pé frio. Tem superstição para tudo quanto é gosto.
Me recordo de quando o Corinthians ganhou de virada do Palmeiras, no Brasileirão de 2005, por 3 a 1. No gol da virada, reparei que um tênis estava amarrado e o outro não. Não deu outra: passei dois anos indo aos jogos somente com um tênis amarrado.
Quem frequenta os estádios em São Paulo sabe muito bem qual é o principal mandamento da arquibancada. “Não grita gol antes da bola entrar”, avisam os mais cautelosos quando há um escanteio ou uma falta perigosa.
“Porra, não grita gol”, reclamam os que têm certeza que a bola não entrou por conta do maldito ao lado, que deixou escapar o grito de gol precocemente. Lá em casa, adicionamos o “bela bola” a essa categoria. É só falar “bela bola” antes do passe estar completo que ele fica longo, curto ou o cara erra o domínio.
Teve um tempo que a famosa música “aaai aai ai ai, tá chegando a hora” começou a causar arrepios ao torcedor corintiano. Quem estava no primeiro jogo da final contra o Sport sabe muito bem do que estou falando. O jogo estava 3 a 0. Mão na taça. Quem será o zica que puxou essa música?
Zicar, aliás, também faz parte do manual de conduta do bom torcedor. Falta, escanteio, pressão do adversário, tudo é motivo para zicar o ataque adversário. Ou afastar a zica pra lá. Cada um interpreta do seu jeito. Jogos contra bons batedores de falta são duros. O braço fica até doendo ao final.
Mas falei isso tudo, caro leitor do Paixão, para falar de uma certeza que tenho. Na minha modesta opinião, o Vasco só salvou o primeiro ‘match point’, neste domingo, por conta da faixa de campeão aberta no Orlando Scarpelli. Cá entre nós, tem algo mais pé frio do que gritar ‘é campeão’ antes da hora?
Convido os leitores a escreverem, também, sobre as suas superstições.

11 comentários:

  1. Embora tenha vária,uso a mesma camiseta do clube todo jogo. Se sair o gol ninguem pode mudar do local que estava. Nenhum objeto pode ter sua posição alterada hahaha. Torcedor é uma coisa fantástica!!!

    ResponderExcluir
  2. tenho um amigo santista q faz as coisas mais malucar q ja vi na vida durante as penalidades...
    nunca vi nada igual, dificil ateh de descrever, mas sim, esse eh mandingueiro dos bons!!!
    Se depender dele....santos campeao do mundO!

    ResponderExcluir
  3. Pai ir no banheiro na hora da cobrança de falta as vezes dá uma puta sorte. Não?

    ResponderExcluir
  4. ahahahah com ctzzzzzzzzzz.... sinal da cruz antes do jogo começar... akela prece fmzzz.... sempre assisto do lado do bolão... sempre que é lance de bola parada uma mão vai no coração e otra no ombro do bolão!!!! kkkkkkkkkkk

    Mandinga é pokooooooooooooo!!!!!

    Belo texto!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. O freezer ajuda a congelar os jogadores do time adversário!

    ResponderExcluir
  6. Só faltou dizer que a gente se irrita pouco com quem grita gol antes Menê!

    Tenho diversas mandingas, entre elas eu destaco:

    - Só uso camisa nova em jogo fácil, se perder ou empatar, nao uso mais em dia de jogo.

    - Não leio jornal de esporte domingo, senão o SPFC perde, juro por Deus!!!

    ResponderExcluir
  7. Olha, não sou supersticioso não, apenas precavido. Mas, conheço um cara que, na final do mundial interclubes de 93, morando em Curitiba assistia ao jogo c a esposa qd ela foi até a cozinha fazer um café. Segundo esse camarada, nçao se dsia da sala durante o jogo rolando. O São Paulo fez o terceiro gol, auqele golaço cerebral do Muller...adivinha de onde ela assistiu ao resto do jogo?

    Esse mesmo cara fez a filha de 5 anos, na final da Copa de 94, ficar desenhando o jogo todo pois a todo instante que ela parava a Itália vinha pra cima...deu certo também...

    Agora de secar ele é bom, por isso, no domingo ele promete torcer para o Flamengo jogar muuuuito mal, fazer a pior partida da história e o Palmeiras jogar muuuito bem...numa das mehores apresentações da sua existência.

    Eu? Supersticioso? Não, só esse camarada que eu falei...

    Abraços...

    GIL RIBEIRO

    ResponderExcluir
  8. Verdade, todo mundo tem a sua! Eu não assisto jogo do Grêmio na TV, pq ME acho pé-frio kkkk Tenho que ouvir pela internet.. na rádio.. e sou sempre a última a gritar gol... Mas vale a pena!!!! =D

    ResponderExcluir
  9. que isso hein Gil, haahaha!!!

    Caramba té, não ver jogo do próprio time é tenso hein!!

    ResponderExcluir
  10. Na duvida se o gol vai ser validado ou nao por causa de um possivel impedimento, comemore sem culpa!! pq esperar pra ver qual vai ser da um zica do caralho, o bandeira vai ta la engessado sem sombra de duvida!dede

    ResponderExcluir
  11. sempre alternei supertições tb...

    entrar no estadio sempre pela catraca mais da direita possível tem se mantido presente a um bom tempo.

    e não grita gol antes porra!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...