Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Conheçam a epopeia que levou o Tupi à Série C


Por Henrique Hallack, o convidado apaixonado da semana.

Juiz de Fora é terra de exilados quando se lembra de futebol. São milhares de fanáticos, carentes de uma arquibancada próxima. Flamengo, Botafogo, Corinthians, Fluminense, São Paulo, Vasco, Palmeiras, Cruzeiro e Atlético são nomes fáceis de serem ouvidos em uma rápida volta pelo centro da cidade. Discussões mais do que vivas, entusiasmadas, entre torcedores que não perdem um jogo e apesar da distância, sabem tudo do seu time.

Por aqui também temos gritos entre vizinhos, pessoas que faltam à aula no dia seguinte de derrotas, ansiedade e tensão antes dos jogos, torcidas organizadas na cidade, caravanas pros estádios...

E no meio desse ‘auê’ todo, tem também o Tupi. Time querido pela cidade, podemos dizer que é um órfão abraçado por todos os torcedores. Claro, temos os fanáticos pelo Tupi e mais nada. Tribo Carijó, Império Alvinegro e Tupinga são algumas das organizadas.

E em meio à essa reta final  emocionante de Brasileirão, vimos o Tupi chegar às decisões da Série D. Creio que a reviravolta que culminou com o título e o consolidado acesso à Série C começou nas oitavas de final, quando o galo Carijó enfrentou o Volta Redonda, considerado um dos melhores times da competição até o momento. Primeiro jogo em Volta Redonda: 1 a 0 Voltaço aos 47 do segundo tempo. Tarefa difícil para o Tupi (os critérios do mata-mata são idênticos aos da Copa do Brasil). Jogo da volta em Juiz de Fora: Volta Redonda vence o Tupi no estádio Helenão por 2 a 1 até meados do segundo tempo, até que com direito a golaço de voleio, acontece o improvável. Final de jogo e o placar mostrava: 4 a 2 Carijó!

Quando parecia que o time ia embalar, disputas no STJD fazem o Tupi ter que esperar três semanas pelo próximo adversário, com quem o time iria disputar a sonhada vaga para a Série C. Muitos pensaram que o time iria perder o ritmo de jogo, mas na verdade esse tempo serviu para recuperar o que viria a ser o principal jogador do time nesta reta final: Ademílson.

O Pantera Negra da Zona da Mata, cidadão honorário de Juiz de Fora, marcou nada menos do que sete gols entre quartas de final até a decisão.

O adversário do Galo por uma vaga na série C seria o Anapolina, time de Goiás com força nos bastidores e um bom apoio financeiro. Foram três gols de Ademílson na primeira partida entre Tupi e Anapolina e dois na partida de volta – selando o acesso.

Muitos pensaram: “tá ótimo, subir já é mais do que o suficiente”. Mas não, o Tupi não parou por aí. Assegurada a vaga na C, o Carijó passou fácil pelo Oeste nas semifinais e se viu frente a frente com o Santa Cruz, time com maior média de publico do Brasil.

Primeiro jogo da decisão em Juiz de Fora. Estádio Helenão lotado, mesmo com os times da série A jogando no mesmo horário. Resultado: 1 a 0 gol de… Ademílson! Em Recife, com Arrudão lotado, Tupi segura o time do Santa Cruz e no final do jogo faz 2 a 0. Festa em Juiz de Fora!

Esse time fez a alegria dos juizforanos, principalmente porque em 2012 é certo: as arquibancadas do Estádio Radialista Mário Heleno não ficarão solitárias.

Não podemos deixar de lembrar algumas das peças importantes deste título histórico: o zagueiro Wesley Ladeira (autor do golaço de voleio contra o Volta Redonda), o goleiro Rodrigo, o meia Luciano Ratinho (aquele mesmo que já jogou no Corinthians) e Allan, o taxista de Juiz de Fora, oriundo dos campeonatos de várzea.

Veja abaixo os gols do jogo de volta contra o Volta Redonda, e os três gols de Ademílson contra o Anapolina.



4 comentários:

  1. Um novo tempo, uma nova história, começa a ser contada pelo glorioso TUPI FC.
    Aqui, um apaixonado torcedor, que esperou 65 anos por esse momento.
    Grato pelo espaço cedido por este blog de São Paulo, referência de dinamismo nesse país.

    ResponderExcluir
  2. Ah! desfraldamos com orgulho na bandeira do TUPI FC, vestimos a camisa deste brioso e lutador clube, na cidade de Maringá PR.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria, Henrique. Ficou excelente, me fez recordar os momentos mais sofridos e também os melhores. Que 2012 traga ainda mais alegria para o esporte de Juiz de Fora!
    Rafael Pontes

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria,
    O Tupi é o único clube da cidade de Jfora, que sobreviveu a todas as dificuldades enfrentada em 99 anos., fundado em 26/05/1912 por Antonio Maria Junior " O carijó" seu apelido, onde mais tarde em sua homenagem o símbolo " O galo do Carijó = Galo carijó. A federação Mineira Futebol foi fundada em 1915, os clubes de Jfora e região disputavam campeonatos em ligas locais, onde o tupi conquistou 23 títulos sendo o maior vencedor., após anos c/ a construção do Mineirão 1965., FMF interferiu nas ligas locais onde ficaram sem força para promoverem seus campeonatos muitos clubes acabaram, pois não tinham recursos,
    para se ter uma idéia hoje, clubes Cruzeiro e Atlético recebem de patrocínio p/ o Campeonato Mineiro 4 milhões cada, outros clubes 300 mil reais.onde é muito difícil sobreviver.onde só da campeão 2 clubes:Atlético ou Cruzeiro ,de vez enquanto uma Zebra aparece.(América,Ipatinga)
    Este título para o Tupi foi muito Importante, como disse "Eurico Moura", uma nova História começa pelo glorioso TUPI, vamos resgatar os jovens torcedores, encher os estádios como antes, onde com certeza viram as novas conquistas e prosperar o futebol!!!.
    Grato pelo espaço cedido no seu blog.
    sds.
    Renato Berg

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...