Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Da Lama ao Caos

Por Lucas Bueno

A música de Chico Science & Nação Zumbi, que dá o título deste post, resume bem o amistoso da seleção brasileira nesta quinta-feira. No Brasil 2 x 0 "Lamão", ou melhor Gabão, primeiramente enunciaremos alguns raros destaques dessa pelada caça niqueis. 


Hernanes. Foi o melhor em campo pela amarelinha. Atuando como um meia adiantado, como joga na Lazio, fez um gol e merece, há um tempo, uma vaga entre os onze titulares do Brasil. Outro destaque é muito mais uma constatação. Neymar é sim conhecido nos quatro cantos do mundo, ou alguém duvida que aquela cabeleira do esforçado camisa 9 do Gabão, não foi inspirada no "pequeno Deus" da Vila Belmiro. Mas agora vamos falar sério.

Presidente da CBF, senhor Ricardo Teixeira, não se brinca com o futebol brasileiro desta maneira! Olha a situação que nossa seleção passou no Gabão. Antes do jogo começar dois apagões no estádio. (Fiquei pensando quantos milhares de africanos ficaram sem energia durante a partida para existir luz no campo.) O gramado era um pasto. Um verdadeiro campo minado. Não bastasse isso, nas linhas de fundo existiam  degraus perigosíssimos que separavam o barro com grama da pista de atletismo. Ninguém se machucou por pouco. Então, por que marcar um amistoso nessas condições?

Essa é a verdadeira lama

O Gabão é um país onde o dono do futebol brasileiro vê sua realidade espelhada nele. O país africano vivencia uma ditadura de 42 anos e Teixeira, mais de vinte anos à frente da CBF. Ali Bongo, líder do desconhecido país, ainda prega um dos mais antigos e eficientes modelos políticos criados na história, o Pão e Circo. O picadeiro foi garantido com os nossos palhaços vestidos de verde-amarelo. Já o pão, acredito que muitos moradores do Gabão não saboreiam isso há um bom tempo.

Não havia a necessidade de levar uma partida nessas condições por um milhão de reais. Nem por dinheiro algum. Ricardo Teixeira, tenho plena convicção de que o senhor conseguiria uma quantia muito maior para a SUA seleção sem sair do escritório no Rio de Janeiro, com uma simples canetada ou abrindo seus caixas extras.

Ei, abre o olho, Peixe. Sua batata está assando Teixeira. E cuidado com o baixinho Romário, pois ele pode marcar o gol mais bonito de sua carreira. Como? Te DERRUBANDO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...