Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Quando a torcida joga contra



Desde que li, nesse mesmo blog, o texto do querido amigo Tuca Veiga, falando sobre a torcida do Santa Cruz e todo seu apoio ao time na Série D, que eu tenho vontade de abordar o clima torcida. Não essa torcida que apoia em todos os momentos,que realmente joga com o time, mas a torcida de time grande, mal acostumada e que joga contra em determinadas horas.

Eu concordo em gênero, número e grau, quando ele diz que existe gente que não compreende o que é amor por um time de futebol, mas a ênfase desse texto é discutir o comportamento da torcida, o peso dela quando joga contra. Isso mesmo, quando ela joga contra!

Claro que estádio cheio, torcida vibrante, ajudam a empurrar o time, mas e quando essa mesma torcida se vira contra o time?



A princípio a idéia pode parecer absurda, mais não é. Pensemos por exemplo na maior torcida do estado de SP, a do Corinthians, talvez, repito talvez , seja a que com a bola rolando apóie mais o time durante os noventa minutos, mas não venha me dizer que esse apoio é incondicional. O sentimento, pode ser incondicional, principalmente dos fanáticos, defender o time mal para os colegas de outro time também, mas o apoio não. Ou você corintiano não se lembra de nenhuma vez, da torcida calada? Ou pior ainda jogando contra? Se você não se lembra eu cito os dois jogos contra o River Plate na Libertadores, o segundo jogo no Pacaembu, por pouco não aconteceu um caos, ou todos já esqueceram da tentativa de invasão ao campo e vestiário?

Até onde vai o direito do torcedor, até que ponto invadir centro de treinamentos, coisa que não é privilégio de corintianos, embora tenha acontecido nesta semana, pode ajudar de alguma forma? Virar faixa de ponta cabeça, cantar de costas, entoar gritos de raça, de respeito ao manto querido, não é justamente nessas horas mais criticas que deveria surgir o apoio maior? Com o time jogando bem, tudo em ordem não é fácil!



Quem realmente é apaixonado por futebol e nunca ouviu uma história de que a torcida recebeu para xingar e vaiar, para derrubar determinado técnico, fazer pressão contra tal dirigente, isso é certo?

As torcidas tem que ser mais inteligentes e se forem protestar, que o façam de forma civilizada e contra as pessoas certas, ou o certo é escorraçar os jogadores, e deixar os dirigentes que o trazem? Que ponto positivo existe em destruir o patrimônio do seu time?



Sem contar que independente da fase, todo time tem uma parte de corneteiros, que ainda recebe nome, por exemplo, o Palmeiras e a Turma do Amendoim, o São Paulo e a torcida da Azul, o Corinthians e o povo das cadeiras, pessoas que nem esperam o jogo começar e já criticam no primeiro passe errado, que só abrem a boca para pedir a entrada de fulano ou xingar.

O São Paulo esse ano, tem tido problema para ganhar em casa, basta estar perdendo ou empatando no primeiro tempo, que uma parte da torcida vai vaiar, ai eu pergunto, não é melhor incentivar? Muitos podem responder, mas eles não tão jogando bem. Viram como o apoio não é incondicional? Pior que isso, peguemos como caso, o jogo de quarta-feira, feriado, Morumbi lotado, dia de festa para celebrar o jogo mil do Rogério, time podendo ser líder, eis que no intervalo, parte da torcida que nem em pé estava, levanta e canta, mas canta Rivaldo, Rivaldo, Rivaldo, por que não São Paulo, São Paulo, São Paulo? O que leva alguém ao estádio se não para apoiar bravamente durante toda partida? Se está infeliz, não vá, não compareça, se foi incetive!

Outro fator, por que todos, absolutamente todos jogadores que chegam em times grandes, falam da pressão da torcida de forma negativa? Sim, eles exaltam a grande torcida, depois falam que é uma pressão muito maior, e por ai vai.

Afinal, qual o verdadeiro peso do décimo segundo jogador? Vou ficando por aqui, um grande abraço.

Um comentário:

  1. Show de bola!!! fiquei até arrepiado!!! Fato consumado!!! Se vai pro jogo.... tem que incentivar!!! Eh dificil? É! Acredito que a derrota e/ou frustação sejam difíceis de aceitar, mas qdo a paixão é incondicional, os defeitos são apenas meras lombadas no caminho que a torcida segue junto com seu time!

    Parabens pela matéria Luiz!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...