Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Touchdown? Endzone?

Acredito que várias pessoas assistem futebol americano, mas não entendem muita coisa quando a partida começa. Quando eu comecei a ver, por exemplo, só torcia para ter grandes lançamentos e depois para algum jogador do outro time derrubar o cara com a bola. E confesso que também achava cansativo ficar três horas em frente à TV sendo que mais da metade do tempo a bola estava parada e passando comerciais. Sendo assim, aqui vai uma ajudinha para você não ficar entediado da próxima vez que assistir algum jogo.

Como escrevi antes, são 11 jogadores de cada lado e cada equipe tem o time de ataque, de defesa e os especialistas, quando ocorrem os chutes. O campo tem 100 jardas (91,44 metros) além de 10 jardas em cada lado onde fica endzones, a área onde os jogadores precisam chegar para pontuar. O jogo tem quatro períodos de 15 minutos, os times mudam de lado do 1º para o 2º e do 3º para o 4º, sendo que do 2º para o 3º as equipes vão para o vestiário e as televisões fazem o famoso show do intervalo. A disputa para ver quem começa com a bola é igual no futebol daqui. O juiz principal faz cara ou coroa e o time que ganhar escolhe se começa com a bola ou não. Na volta do intervalo, a bola vai para a outra equipe.

Após o chute inicial, um jogador do outro time pega a bola e corre em direção a endzone adversária até ser derrubado (tackle) por algum oponente. Em seguida entra o time de ataque, que tem quatro chances para avançar, no mínimo, 10 jardas. Caso ultrapasse a distância, ele ganha o first down

e a contagem recomeça. Assim que a bola para, os jogadores tem 40 segundos para começar uma nova jogada. Mas se ao final da terceira tentativa a equipe não conseguiu as 10 jardas, os especialistas voltam a campo para chutarem o punt (chutar a bola o mais longe possível da sua endzone) ou para tentar o field goal (chutar a bola entre as traves e ganhar três pontos). Apenas quando a distância é muito pequena ou o jogo está no fim e a equipe perdendo é que os treinadores optam por tentar cumprir as 10 jardas na quarta chance.

Agora o momento mais importante e mais falado do futebol americano, o touchdown. Para fazer um touchdown o jogador precisa colocar a bola, pelo menos, na linha da endzone ou estar com os dois pés dentro da mesma zona com total controle sobre a bola oval, mesmo que seja por menos de um segundo. Vale seis pontos. Após o touchdown os especialistas voltam a campo para chutar a bola entre as traves e conseguir um ponto extra, ou, em raras exceções, o ataque continua para tentar chegar mais uma vez à endzone e conseguir uma conversão de dois pontos, sendo que a bola está na linha de duas jardas da zona e eles terão apenas uma tentativa.

Outra forma de pontuar no futebol americano é o safety. Ele acontece quando o ataque está muito próximo da sua endzone e o jogador que está com a bola recebe o tackle dentro da sua zona. O time da defesa consegue dois pontos.

Para explicar tudo sobre o futebol americano é preciso uns 30 textos desses além de assistir várias jogadas para ver, na prática, como que é. Eu mesmo, que sou fã do esporte há cerca de 4 anos e sempre tento assistir qualquer partida que seja, não entendo algumas regras. Mas espero ter ajudado um pouco aqueles que estão começando a ver o esporte agora.

Lembre-se, escolha qualquer um dos 32 times da NFL - National Football League - para torcer, pois, assim, os 180 minutos de transmissão passarão bem mais rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...