Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Impedimento, empurrão, cabeçada... Veja o que é falta no futebol americano

Apesar dos esportes terem o mesmo nome, qualquer jogada que você assista percebe que as faltas do nosso futebol e do americano são bem diferentes. Parece que no deles pode tudo. Empurrar, agarrar, derrubar, dar cabeçada. E algumas até pode, mas tudo no seu devido tempo.
No futebol americano temos nove faltas principais. Vamos a elas.

Saída Falsa: Ocorre quando algum jogador do ataque que esteja com a mão no chão (normalmente a linha ofensiva que tem os mais fortes) se mexa antes que a bola seja colocada em jogo. O time recua cinco jardas.
Atraso de jogo: Como disse no texto anterior, o ataque tem 40 segundos para colocar a bola em jogo. Se o tempo exceder, eles recuam cinco jardas e o quarterback (QB) leva toda a culpa. 
Impedimento: Falta cometida pela defesa é marcada se antes do início da jogada a linha de scrimmage (onde a bola está parada) é invadida. Neste caso a defesa recua cinco jardas.
Intentional Grounding: Ocorre quando o QB se livra da bola propositalmente para não receber o sack (o mesmo que tackle, mas apenas no QB), sendo que ele esteja no pocket (área de proteção dos seus bloqueadores). Neste caso, o ataque volta dez jardas, além de perder uma das quatro chances de chegar ao first down.
Contato ilegal: Quando os recebedores passam cinco jardas contando da linha de scrimmage eles não podem ser mais tocados pela defesa até que algum deles peguem na bola. Se houver um empurrão antes do QB lançar, os juízes penalizam a defesa com cinco jardas.
Interferência: É parecida com o contato ilegal, a diferença é que ela ocorre após o passe. E nesse caso a punição é maior. A linha de scrimmage será feita no local da falta. Mas os defensores também não precisam ficar esperando os recebedores pegarem a bola, eles podem interceptá-la ou apenas desviá-la para o passe ser incompleto.
Facemask: A falta mais perigosa do futebol americano, pois pode causar sérias lesões na região do pescoço. Ocorre quando qualquer jogador segura a grade da máscara do adversário. O time é punido em 15 jardas. (Veja a foto ao lado)
Segurada (Holding): O único jogador que pode ser segurado é aquele que esta com a bola. De resto é apenas empurra-empurra senão é falta. A diferença é que o ataque recua dez jardas quando comete o holding e a defesa apenas cinco.
Falta pessoal: Relacionada com a conduta dos jogadores. Sempre que os juízes acharem o uso de força excessiva na jogada a penalidade é dada. Socos, chutes e cabeçadas nem com a mínima força. Essa é a falta que vai mais da interpretação de cada juiz e o time perde 15 jardas.

Na NFL são sete juízes em campo sendo um principal com o boné branco. Sempre que eles virem uma falta jogam um pano amarelo para o alto. Os árbitros podem rever a jogada quando acharem necessário, além dos técnicos terem em cada tempo dois pedidos de revisão. Porém eles não podem usá-los nos dois minutos finais dos tempos, chamado de two minute warning.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...