Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Há 30 anos Flamengo conquistava o mundo

Zico levanta o caneco do Mundial de Clubes em Tóquio
Por Michel Sousa

13 de dezembro de 1981. Era madrugada aqui no Brasil, início da tarde em Tóquio. O Flamengo deu um show, venceu o poderoso Liverpool, tricampeão europeu, por 3 a 0 e o mundo conheceu o time que jogava por música, que fazia mágica em campo: Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Júnior, Adílio, Andrade, Zico, Tita, Lico e Nunes.

Não tenho vergonha nenhuma em dizer que sou Flamengo por causa desse time! Eu ainda era criança de tudo, sabia pouco de futebol, mas me encantei quando vi esse time jogar e ganhar tudo no final da década de 70 e início dos anos 80. Era uma equipe que enchia os olhos, que emocionava, que jogava com alegria, que tinha prazer no que fazia. E era muito fácil perceber isso dentro e fora de campo.

Entre 1978 e 1983, o Flamengo venceu quatro estaduais, três brasileiros, uma Libertadores e o Mundial que na época ainda reunia apenas o campeão da Libertadores e o campeão europeu. Nove títulos em cinco anos, sempre com a mesma base na equipe.

Além da vitória contra o Liverpool, o ano de 1981 foi marcado por jogos inesquecíveis daquele time notável.

Como não lembrar da batalha campal com o Atlético-MG na primeira fase da Libertadores, que acabou na Justiça Esportiva...

Como esquecer da vingança dos 6 a 0 contra o Botafogo, devolvendo a goleada sofrida em 1972...
E como não citar os três jogos da decisão do título sul-americano contra o Cobreloa, do Chile, marcado pela superação da violência e pelo episódio de Ancelmo em Mario Soto...

Mas não era simplesmente um time que ganhava títulos e jogava bonito. Era uma equipe unida que colocava a alma em campo, que sabia que levava alegria e felicidade para milhões de brasileiros.

Muitos desses jogadores fizeram parte do timaço da seleção brasileira de 1982. Pra mim, até hoje, o melhor time que vi jogar, independentemente do que aconteceu na Copa do Mundo. Muitos deles estão vivos e deram dezenas de depoimentos para tv's, rádios, jornais e agências de notícias. Aquele Flamengo de 1981 foi tema de quatro livros recém lançados. Não é pouca coisa!

A reverência deve, sim, ser feita! Os flamenguistas devem, sim, agradecer a esses caras! E todos que gostam de futebol também porque esse time aprendeu a superar dificuldades e deixou muitas lições. Foi criado num pacto depois de uma derrota no campeonato estadual para o Vasco. Nasceu na base do Flamengo. Quantos ensinamentos! União, sinceridade, humildade, dedicação, alma, coração e talento, muito talento!

Parabéns, heróis de 1981! Vocês escreveram uma página da história que jamais será apagada! Até hoje, 30 anos depois daquele 13 de dezembro, a página mais importante da história do time mais popular do Brasil.

Um comentário:

  1. também não tenho vergonha NENHUMA de admitir que sou FLAMENGO por causa desse time... também era criança naquela época e, assim como vc, sou um dos felizardos que posso dizer: EU VI O FLAMENGO SER CAMPEÃO DO MUNDO!!!!

    MENGÃO SEMPRE!!!

    SRN...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...