Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Vasco é favorito no Rio, mas...

R. Gaúcho ainda não marcou em clássicos pelo Flamengo
Por Michel Sousa, convidado apaixonado da semana.

O “domingo do ano” no futebol brasileiro vai colocar todo o País de olho na telinha na expectativa de saber quem levantará o caneco do mais importante torneio nacional. Além da disputa pelo título entre Corinthians e Vasco, vários outros “campeonatos” estarão em jogo nos clássicos estaduais.


Só pra dar um pitaco, acho que o Corinthians é favorito para ficar com o título por uma constatação simples: joga por oito resultados; enquanto os vascaínos precisam vencer os rubro-negros e ficar na torcida pelos alviverdes. Aliás, hoje fiquei sabendo que o atacante Bernardo, autor do gol da vitória do Vasco contra o Flu no domingo que adiou o título corintiano, é palmeirense. Que coincidência!!!

Agora, vamos aos fatos do clássico carioca! Um clássico que completa 89 anos nos campos e praticamente um século desde as competições de remo. Analisando o jogo deste domingo apenas pelo jogo, acredito que até os flamenguistas concordam que o Vasco vive um momento melhor. O Flamengo não apresenta um bom futebol há tempos e venceu o Internacional num golpe de sorte, já que o adversário foi melhor o tempo todo. Tudo bem que o time voltou a mostrar a raça que a torcida sempre pede e que o goleiro Felipe foi um monstro (no bom sentido), mas seria isso o bastante?


O Vasco pode ser considerado um dos times do ano ao lado do Santos. Campeão da Copa do Brasil, viveu um drama com o AVC do técnico Ricardo Gomes e quando tinha tudo pra jogar a toalha no Brasileiro e na Sul-Americana, eis que a galera de São Januário deu uma aula de dedicação, raça, superação e brio. Deixaram de lado o papinho do “calendário apertado”, encararam as duas competições de frente e, apesar da eliminação na Sul-Americana, ainda podem ser campeões no Brasileirão.

Outro fator a se considerar para a nau vascaína no jogo de domingo são os desfalques de Juninho Pernambucano e Allan, que fazem mais falta que o Airton do lado rubro-negro. E mais, muito mais que isso: o Vasco vai ter que superar o único rival carioca que ainda não derrotou na temporada. O Flamengo venceu todos os adversários do Rio este ano. Porém, Ronaldinho Gaúcho passou em branco nos oito clássicos que disputou na temporada e terá no domingo a última chance de quebrar o jejum em 2011.

Além disso, o Vasco terá de ganhar seu terceiro clássico seguido, o que não acontece desde o Campeonato Brasileiro de 2005.

Mesmo que não erga mais nenhum troféu neste fim de ano, os vascaínos já estão realizados. Mas o sonho de todos eles é coroar esta temporada brilhante com uma vitória que tire o rival Flamengo da Libertadores. Pode até ser que a vitória não seja suficiente para o quinto título brasileiro, mas  tirar o adversário da competição continental seria um belo consolo no caso de um possível “vice de novo”, como diriam os flamenguistas.


Os ingredientes estão aí! A receita deste clássico, seja na circunstância que for, é sempre muito apimentada! Imagine agora, quando um título nacional e uma vaga para a Libertadores estarão em jogo...


Que vença o melhor! Que a paz reine no Engenhão e em todos os clássicos dessa última rodada! E que o futebol brasileiro tenha um domingo pra se lembrar por muito tempo! Ainda que sejam os clubes e não a seleção a nos proporcionar isso! Ainda que não tenhamos times com técnicas refinadas disputando o título! Ainda assim, em nome do nosso passado de glórias, títulos e craques, que seja um domingo pra entrar pra história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...