Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Antes odiado, Vasco ressurge com Dinamite e Ricardo Gomes

Dinamite (foto) e Ricardo Gomes fizeram o Vasco voltar a ser grande
Por Alessandro Lefevre

Quando fui pautado para escrever sobre a ressurreição do Vasco da Gama, o segundo maior clube do Rio, logo pensei em dois fatores. 

O primeiro é evidente: depois que o técnico Ricardo Gomes sofreu um AVC, em agosto, o time cruzmaltino juntou forças do além para jogar em alto nível em duas competições (Sul-Americana e Brasileirão), até as rodadas finais. Aliás, na última quarta-feira, depois de cem dias de afastamento do futebol, Gomes voltou a falar de trabalho com o auxliar Cristovão Borges, que segurou as pontas durante a recuperação do treinador. Os dois falaram sobre o planejamento do clube para o ano que vem.

Já o segundo fator é mais sombrio e tende a cair no esquecimento. Após a saída de Eurico Miranda da presidência do Vasco, o time capengou. Houve a queda para a segunda divisão e anos desastrosos, sem nenhuma luz no fim do túnel. Mesmo depois de voltar à elite, o vascaíno não tinha muita esperança. Alguns cogitaram a volta do tão temido Eurico Miranda. Mestre dos bastidores, sem dúvida, era um câncer para o futebol profissional. Uma das acusações que o homem que mandava e desmandava no Vasco até 2008 recebeu dava conta de que ele teria desviado recursos na venda de jogadores. Como argumento dos euriquistas, veio o "rouba, mas vence".

Mas no começo deste ano, depois de um péssimo primeiro turno no Campeonato Carioca, Roberto Dinamite foi às compras. Contratou Ricardo Gomes e tudo deu certo. Nomes que geravam dúvidas no torcedor por causa de atuações apagadas em outros times começaram a render. Diego Souza, Eder Luis, Renato Silva, Alecsandro e Felipe atravessaram em 2011 a melhor fase de suas vidas.

Com a ausência de Ricardo Gomes, parecia que a equipe perderia força. Mas o que se viu foi o contrário. Resultados magníficos, viradas espetaculares e jogos surpreendentes. O Corinthians venceu o Brasileirão. Mas a maior história do torneio é a do Vasco, que deixou de ser um time odiado para ser admirado pelos outros torcedores.

E ninguém mais ouviu falar em Eurico Miranda em São Januário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...