Páginas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mortal


Por Felipe Pugliese

Acordei nesta sexta-feira pensando em futebol. Como é bom quando isso acontece. Vivo a véspera de um final de semana que será lembrado por muitos anos, por isso tenho a obrigação de ter um dia diferente. Logo começo a refletir nos clubes que brigam por uma vaga na Libertadores e concluo que o Internacional é o que menos merece alcançar tal conquista. Tem um qualificado elenco e um bom treinador, mas em nenhum momento do campeonato o colorado empolgou, ao contrário de seus concorrentes.

Porém, educado leitor do Paixão Clubística, refleti sobre o futebol gaúcho em geral e pensei que não era justo criticar um time se seu maior rival vive uma mediocridade inigualável. Vou falar é do mais do que mortal Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Há anos que o Grêmio não é o Grêmio. Sim, o imortal tricolor que todos conheciam da tal batalha dos aflitos, na verdade, morreu em Recife em 26 de novembro de 2005. Aquele dia, ao contrário do que todos pensam, o clube se apequenou.

Falaremos dos dias atuais. Menosprezar o trabalho do técnico Celso Roth foi mais um sinal de que a entidade não evoluiu em questão de planejamento. Agora querem Caio Jr.. Qual a diferença? Não há. São do mesmo nível que Tite, que está prestes a ser campeão nacional, por exemplo. A diferença é que o gaúcho teve tempo no Corinthians.

A falta de títulos é extremamente preocupante. A última conquista à altura do Grêmio foi a Copa do Brasil de 2001. Faz mais de dez anos que uma das torcidas mais bonitas do Brasil não grita “É campeão” para o país todo ouvir.

E nesta reta final o grande objetivo é tirar a vaga na Libertadores do maior rival. É muito pouco Grêmio, muito pouco. Reage tricolor, você faz muita, muita falta mesmo entre os grandes.

3 comentários:

  1. A troca de técnicos a piada nd futebol brasileiro Felipão.....Qual a difernça de Caio Junior e Oswaldo de Oliveira?....mesmo perfil...quem perde é o Botafogo, que está vendo a chance de liberta escapar pelos dedos......

    Mesma coisa o Grêmio que mandou embora o Renato Gaúcho, Celso Roth e mandará o Caio Junior logo logo

    ResponderExcluir
  2. Concordo em partes com vc, o Grêmio enfrenta atualmente o pior momento da temporada, com a colocação na tabela e a desconfiança da torcida em relação à direção, jogadores. Acredito que as mudanças de um modelo de gestão anterior baseado na formação/venda de jogadores e bilheteria para um modelo baseado na fidelização dos torcedores e valorização da marca. Alguns clubes se mostram na vanguarda desse processo, como Corinthians, São Paulo. Coincidência ou não, clubes que passam a ser os atuais protagonistas no Brasil, sempre entre os postulantes a títulos. O Grêmio, por sua vez, demora a entender essas mudanças de mercado e acaba ficando em um segundo nível de clubes no Brasil. Agora com relação ao time de garra que sempre foi, com jogadores da atualidade que só pensam em status e muita grana fica difícil.
    Mas baseado nas palavras do ilustre Gremista Paulo Santanna..... “Gremio é imortal e sempre será”. Jamais querendo justificar a má atuação nos últimos anos, mas de um outro lado fico contente em que este time glorioso tenha ti inspirado desta forma tchê!!!!
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  3. Felipão vc tem mais do que razão... Sempre foi dificil enfrentar o Grêmio no Olímpico, prova disso foi o Brasileiro que o time contava com Maxi Lopez e não perdeu seque uma em casa... Em 2011 o Gremio não foi letal em seu estádio, não meteu medo, e mto menos chegou a oferecer perigo para seus adversários... Só tem uma coisa que exlica isso, má gestão! mais nada... O pior é que seus jogadores foram caindo de nível junto com seu time... veja a moral que o Victor começou o campeonato e a qual ele está terminando hj! Simplesmente perdeu a vaga na seleção!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...