Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

E aí, Mano?

Mano aguarda por Ganso desde que o camisa 10 da Vila se machucou contra o Grêmio, no ano passado. Com a camisa amarela, Paulo Henrique jogou apenas na estreia da era Mano, a vitória sobre os EUA, por 2 a 0. Na cabeça do treinador, ele é o homem para assumir a posse de bola e dar cadência ao apressado time brasileiro.

Vem dos tempos de Grêmio o fascínio do técnico pelo sistema 4-2-3-1. Lá, ele formava a meia cancha com Sandro Goiano, Lucas (hoje na Seleção), Tcheco centralizado, com Diego Souza e Carlos Eduardo nas pontas. Tuta colocava para dentro. O time perdeu a Libertadores para o Boca. No Corinthians, Cristian, Elias, Douglas, Dentinho e Jorge Henrique fizeram do primeiro semestre de Ronaldo um sonho. Mano foi o primeiro a trazer essa formação, uma mistura de 4-3-3 com 4-5-1, para cá. E deu certo.

Mas na Seleção não tem dado. O treinador não conseguiu encontrar um substituto para Ganso e um sucessor para Kaká. Com isso, temos deixado de aproveitar a excelente dupla de pontas que temos: Neymar e Robinho.

Em tempos de Barcelona, dando aulas de posse de bola, o Brasil é um time que acelera muito o jogo e erra muitos passes. Apesar do bom primeiro tempo de Jádson ontem, não o vejo como um cara de Seleção. Contra a Holanda, Mano tentou jogar com três volantes, dando liberdade para eles, mas o meio-campo ficou muito vazio – veja no quadro ao lado o espaço entre o meio-campo e o ataque.

Mas apesar da dificuldade inicial, confio no trabalho de Mano Menezes. Após a Copa, ele propôs uma renovação e tem tentado fazê-la. No entanto, o torcedor, sempre com pouca paciência, já começa a cobrar mais resultados. Encontrar uma alternativa para quando não tiver Ganso, fazer a Seleção dominar o jogo e agredir o adversário do início ao fim é o desafio atual do comandante. Talvez o tempo para treinar faça com que o time fique mais coeso, do jeito de ele gosta.

Desde o início, temos jogado com Lucas de primeiro volante. Ele não tem feito bons jogos. A dupla Elias e Ramires poderia funcionar muito bem. Quanto à convocação, a ausência de Marcelo é bastante sentida. Douglas – que teve a chance de substituir Ganso – e Hernanes são dois jogadores que acabaram punidos pelas derrotas para Argentina e Holanda, respectivamente. Eu levaria Hernanes no lugar de Sandro.

O Brasil deve iniciar a Copa América com a escalação ao lado. Robinho e Neymar vão ter a tarefa de marcar e servir Pato (ou Fred). De positivo, outra vez, a qualidade da nossa defesa. Aliás, há muito tempo isso já não nos preocupa mais. Boa sorte para Mano em terras argentinas, pois uma campanha razoável, somada a uma eliminação precoce, pode abreviar a vida do gaúcho no governo da pátria de chuteiras.


4 comentários:

  1. Bela ideia a "Prancheta do Veiga"...hahahaha. Concordo em partes com o publicado. Gosto do futebol do Sandro e o acho apto a vestir a amarelinha. Também gostaria de ver Hernanes de volta a Seleção, porém, no lugar de Jadson. Vai Brasil! Acho que chegamos à final...ouvi bolão?

    ResponderExcluir
  2. Eu também não gosto de três volantes e três atacantes, mesmo sendo defensores que sabem jogar. Também não gosto do dicurso do Mano que o Lucas não é o meia reserva do Ganso. Dá para jogar com Lucas, Ramires (ou eLANO) e Lucas. Acho que, com tempo para treinar, o Brasil deve ser cobrado na Copa América. Agora acho cedo demais cobrar um padrão como o do Barça.

    Ao ver a pranchetinha me dá cada vez mais vontado de ver Papai Joel treinando o Todo Poderoso.

    ResponderExcluir
  3. O treinador bom faz os atletas jogarem no seu sistema predileto ou cria um sistema para aqueles jogadores? Se sem o Ganso a Seleção não rende no 4-2-3-1, por que insistir? Sempre achei que o melhor esquema para o Brasil é o tradicional 4-4-2. O único que conseguiu ganhar algo com outra formação foi o Felipão, que tinha três gênios em ótima fase (Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo).

    ResponderExcluir
  4. Acho que o receio do Mano de colocar o time no 4-4-2 é tirar o Robinho do time.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...