Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

A música entra em campo e canta a conquista do IV Centenário pelo Corinthians



Diz a lenda que envolve futebol e música que Lamartine Babo teria sido convidado para escrever o hino do Corinthians. Porém, negou o convite alegando não ter achado palavra que rimasse com o nome do clube paulista.


Felizmente, isso não foi problema para o compositor Billy Blanco (1924) – o figura da foto em destaque. O arquiteto, que assinou composições com Tom Jobim (entre elas Teresa da Praia), também não achou a rima para Corinthians, mas improvisou de outra maneira e homenageou o alvinegro após a conquista do IV Centenário da cidade de São Paulo. A composição foi gravada pelo sambista carioca, e vascaíno, Jamelão (1913 – 2008).





A partida que definiria o campeão do IV Centenário, na realidade, aconteceu no dia 6 de fevereiro de 1955, e não em 1954. No Pacaembu, o Corinthians, líder da competição, enfrentaria o segundo colocado Palmeiras com a vantagem do empate.

Curiosamente, para o espanto de toda a torcida presente, o Palmeiras seguiu os conselhos de um pai de santo e entrou em campo com camisas azuis.


O Corinthians abriu o placar no primeiro tempo com um gol de cabeça de Luizinho, mas no início da segunda etapa sofreu o empate e segurou o resultado até o final do jogo.






Mesmo quem não for corintiano, vale a pena deixa a paixão clubística um pouco de lado para escutar a composição de Billy Blanco muito bem interpretado por Jamelão. Afinal, o samba não tem culpa na rivalidade futebolística.


3 comentários:

  1. Grande Corvo Vinícius: faltou falar sobre as canções feitas pelo genial Alfredo Borba, corintiano das antigas que fez Gol de Baltazar e Corinthians do IV Centenário. O Borba está vivo e mora em Santos, litoral de São Paulo. Foi um grande produtor musical e apresentador de TV. Abraços alviverdes.

    Matheus Trunk
    www.violaosardinhaepao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Grande Matheus! Não conhecia, mas já me pautou para um próximo post! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. É muito legal ver imagens antigas do Pacaembu. Sem dúvida, um templo da bola. E a canção é muito boa mesmo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...