Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

A valorização da Copa do Brasil está nas mãos da CBF

Desde o surgimento, a Copa do Brasil é vista como o caminho mais fácil para chegar à Libertadores. Hoje, a Copa Sul-Americana assumiu este posto. A Copa do Brasil, entretanto, subiu de patamar nos últimos anos, após conquistas de grandes times – não apenas nos nomes, mas também na escalação de 1 a 11.

O Santos, de Neymar, Robinho e Ganso, e o Corinthians, de Ronaldo e cia, foram muito importantes para a valorização da competição. Os dois esquadrões citados conseguiram superar os campeões da Libertadores, cujos vencedores não tinham um futebol tão vistoso quanto.

Mas para a Copa do Brasil dar o salto que merece, a CBF precisa pensar um pouco no calendário e no futebol nacional em si. Só que é difícil contar com a patota de Ricardo Teixeira. O mandatário parece só ter olhos para a seleção, para os lucros e para os jogo de lobbys dentro da FIFA. Aliás, esse parece ser o jogo predileto de Ricardo 'Corleone' Teixeira.

Acredito que seria um tanto benéfico para o torneio se os times que jogam a Libertadores não fossem excluídos da Copa do Brasil. Outro ponto que ajudaria, e mais um exemplo vindo da Europa que poderia ser seguido, é a competição durar até o final do ano, ou ao menos até outubro/novembro.

Assim, as equipes que dividem a atenção com outros campeonatos poderiam mesclar seus times para avançar na Copa do Brasil enquanto a disputa ainda não pegou fogo. E, na hora do vamos ver, escalarem os times principais. Na minha opinião, esse é o avanço necessário para que a Copa do Brasil deixe de ser vista como um campeonato de acesso. Afinal, cá entre nós, o mata-mata é muito mais emocionante do que os pontos corridos. Acorda, CBF!!!

3 comentários:

  1. Não tenho dúvidas de que todos os torneios no Brasil deveriam ser anuais. É o caminho para as equipes não perderem atletas nas janelas da Europa e da Ásia. E só assim um clube poderia participar da Copa do Brasil e da Libertadores ao mesmo tempo. Se as duas competições continuarem no primeiro semestre, quem participa da Libertadores não deve jogar a Copa do Brasil mesmo. E aí é ser competente para não ser eliminado pelo 3º colocado da Colômbia.

    ResponderExcluir
  2. acho que a sul-americana poderia ser no primeiro semestre, pararelo à libertadores (quem nao jogo 1, joga outro), e a copa do brasil no segundo semestre, paralelo ao brasileiro, ía valorizar a copa do brasil e a sul-americana

    ResponderExcluir
  3. Bela ideia Gui. Cheguei a ouvir que a Liberta poderia se tornar anual. Na hora que fosse pras oitavas, seriam 4 grupos de 4. Mas acho a sua ideia melhor. Mas se já é difícil contar com a CBF, imagina com com ela e a CONMEBOL.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...