Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O renascimento do futebol carioca

Por Michel Sousa, o Apaixonado Convidado da semana

Vasco, campeão da Copa do Brasil 2011. Fluminense, campeão brasileiro de 2010. Flamengo, campeão brasileiro de 2009. Definitivamente, já podemos afirmar que o futebol carioca está renascido das cinzas. Mas será que essa ressurreição pode ser comparada à época de ouro vivida nos anos 80?

No Campeonato Brasileiro, os cariocas ficaram nove anos sem título. Depois do Vasco em 2000, foi quase uma década até que o Flamengo erguesse o troféu em 2009, quebrando uma sequência de 5 anos de títulos paulistas. Mesmo com toda a polêmica em torno de Adriano e cia., o time venceu. No ano seguinte, o Fluminense tirou o atraso, investiu no "craque" Muricy e num time caro e foi recompensado com o título. Sejamos honestos: a qualidade do torneio que dizem ser o mais difícil do futebol mundial não anda lá essas coisas. Quantos times não vacilaram nesses anos e possibilitaram as duas conquistas cariocas... Mas ainda assim, conquistar um Brasileiro merece todo o respeito.

Na Copa do Brasil, dos últimos 6 títulos, 3 ficaram com os cariocas: Vasco agora, Fluminense em 2007 e Flamengo em 2006, quebrando um jejum de 16 anos dos cariocas e do próprio Flamengo. Os críticos dirão que esse torneio é disputado pelos times "menos fortes" digamos, já que os melhores ficam na Libertadores. Que seja, mas não deixa de ser uma disputa nacional e um título relevante. O argumento aqui é o mesmo usado anteriormente: basta ver os times eliminados durante essas Copas vencidas pelos cariocas.

Mas aqui vale uma ressalva importantíssima. Há 13 anos, os cariocas não vencem uma Taça Libertadores. Nesse período, os paulistas ganharam duas vezes (Palmeiras em 1999 e São Paulo em 2005) e os gaúchos levaram duas (2006 e 2010), ambas com o Internacional. O último carioca a conseguir a façanha foi justamente o Vasco, em 1998. Nesse período, excetuando o Fluminense derrotado na final de 2008, os cariocas não marcaram presença nem nas semifinais. Sem falar que Botafogo e o próprio Fluminense nunca venceram o torneio continental.

Nos anos 80, os cariocas venceram 6 dos 10 Campeonatos Brasileiros disputados: Flamengo em 1980, 82, 83 e 87 (sem essa de citar o Sport aqui, pelo amor de Deus!), Fluminense em 84 e Vasco em 89. Craques inesquecíveis fizeram parte daquelas conquistas, como Zico e Assis. Difícil comparar aqueles tempos com os atuais e dizer que os cariocas agora podem repetir aquela hegemonia. Alguns vão dizer: "Ah, mas tem o Ronaldinho Gaúcho, tem o Deco, o Felipe!". Honestamente: acho muito bom e até saudável que os cariocas rompessem o domínio paulistano em nível nacional, mas daí a dizer que podem recuperar o poderio que tiveram no passado é demais. Os cariocas precisam de uma Libertadores para se fortalecerem. E isso ainda parece muito distante...

De qualquer maneira, parabéns aos cariocas pelo renascimento. E que isso sirva de inspiração para uma melhoria também na política e na estrutura dos clubes.

2 comentários:

  1. Pensava exatamente nesta questão esta semana. O resultado de mudanças e fim do monopólio nos clubes resulta em títulos. Vasco e Flamengo são grandes exemplos. O Flu é um caso a parte, pois há alguns anos que merecia um título. Minha torcida, agora, é para o glorioso Fogão voltar a ser grande.

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo MIchel parabéns por nos presentear com essa bela reflexão. Como tricolor carioca, percebo que o Futebol Carioca é, talvez, o que mais deve entre os grandes no Brasil. Vasco, Fluminense e Flamengo somam dívidas, e não conseguem investir em infraestrutura adequada. Mas, sem dúvida, é uma imensa força nacional.
    Abraços.

    A propósito, gostaria de enviar um texto sobre a despedida de Ronaldo. Como Faço?
    Obrigado
    Erick Machado
    BH-9338-4529
    Publicitário e Redator

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...