Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Mais 15 minutos de Ronaldo

O jogo é da Seleção Brasileira, mas a festa, como todos sabem, será do Fenômeno. Tudo deve começar, segundo o protocolo divulgado, aos 30 minutos do primeiro tempo. Brasil e Romênia estarão se enfrentando no Pacaembu, em amistoso que começa às 21h50, quando Ronaldo entrará em campo para seus últimos toques na bola com a camisa verde e amerela. Serão apenas 15 minutos... e uma saudade do tamanho do mundo por não ver mais o número 9 canarinho ser representando por figura tão única quanto Ele, Ronaldo, hoje mais maiúsculo que todos os seres.

"Estou me tremendo todo de nervoso, de emocionado", disse o craque ontem em entrevista coletiva. Mas a verdade, Ronaldo, é que eu estou tremendo todo só de escrever este texto. E com certeza, junto com todos que te adoram, vou me arrepiar dos pés à cabeça quando você pisar no gramado do Pacaembu com nossa sagrada camisa amarela, que sempre lhe caiu tão bem. Durante os 17 anos de sua carreira, acompanhamos de perto suas glórias, tropeços, dores, vexames, namoros, casamentos, filhos... Tudo isso para, durante 15 minutos, ficarmos frente à TV como crianças admirando seus últimos passos dentro de campo. Aaah como eu queria estar no Pacaembu, onde tantas vezes vi você brilhar vestido de alvinegro.

Números não bastam para definir Ronaldo. Todos já os sabem. Foram 104 jogos pela seleção principal, com 67 bolas na rede. Ganhou duas Copas do Mundo (1994 e 2002) e se tornou o maior artilheiro da história dos Mundiais, com 15 gols. Mas ele foi mais do que isso. Foi humano. Caiu na armadilha de empresários quando trocou o Barça pela Inter de Milão. Convulcionou antes de uma final de Copa. Estourou o joelho. Se meteu numa enrascada com travestis. Tudo isso sem deixar de ser ele, Ronaldo, com seus defeitos e qualidades.

Por isso digo que está aí um cara foda, com o perdão da palavra. E por isso hoje vou torcer para o Brasil ganhar por 1 a 0. Com gol, é claro, de Ronaldo. Não quero goleada. Quero ver o Fenômeno DECIDIR o último jogo de sua carreira com a Seleção Brasileira. Quero ver a torcida enlouquecer quando ele balançar a rede. Quero ver seu choro e, sem vergonha, chorar junto. Vai Ronaldo! Você é o cara!

Ps: Após o jogo, o técnico Mano Menezes vai divulgar a lista dos convocados para a Copa América, que será disputada a partir de 1º de julho na Argentina. Ganso e Pato ficarão de fora? Qual é o seu palpite?

2 comentários:

  1. Vi Ronaldo uma única vez ao vivo, no Pacaembu, num Corinthians x São Paulo. Mesmo jogando contra meu time, não posso negar que vibrei quando ele tocou na bola. Acho até que ele marcou um gol naquele dia, o que já não é tão agradável... Mas isso só quem pode confirmar é o Tuca, que estava comigo.

    Me sinto feliz de fazer parte dessa Era, da Era Ronaldo. BRILHA MUITO!

    Muito bom o texto, Gui! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo é fora de série. O terceiro maior que vi jogar. A única crítica que tenho a fazer é que ele fez muito mais pela Seleção Brasileira do que pelo futebol brasileiro. Isso não diminui em nada a sua importância. Mas vimos pouquíssimo o seu futebol, digamos, de perto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...