Páginas

sábado, 11 de junho de 2011

Parabéns a um dos maiores coadjuvantes da história do futebol brasileiro

Não é fácil ser coadjuvante no Brasil, país de um povo que pouco valoriza medalhas que não sejam douradas, por exemplo, ou vice-campeonatos, por mais que sejam decorrência única e exclusivamente do que aconteceu na disputa esportiva. Sempre existe um culpado, alguém prejudicado. Assim foi com o Barbosa, por exemplo.


Nesta linha de raciocínio, para muitos pouco significa um cara ser o terceiro maior artilheiro da história de um grande clube. “Pô, ele é só o terceiro”, dirão uns e outros. Ignorando, é claro, tantos e tantos atletas que passaram por aquele mesmo time e jamais chegaram perto de alcançar a marca do simples terceiro colocado.

E o que dizer então de um cara que é coadjuvante do Rei do Futebol? Aliás, embora tivesse um time muito forte, todo aquele Santos da década de 1960 passou para a história como coadjuvante de Edson Arantes do Nascimento.

Um deles, o seu maior parceiro de todos os tempos, é Coutinho, camisa 9 do time santista e que completa neste sábado, 11 de junho, 68 anos de vida. Com a camisa santista, marcou 370 gols, ficando atrás apenas de Pelé e Pepe na lista de maiores artilheiros do clube.

“Não falei, é apenas o terceiro do clube”, dirá de novo outro.

Pois bem. Com seus 370 gols no Santos, o ex-atacante supera números dos maiores artilheiros da história do Corinthians (Claudio, 305 gols), Palmeiras (Heitor, 284), São Paulo (Serginho, 242), Botafogo (Quarentinha, 307), Fluminense (Waldo, 314), Internacional (Carlitos, 325), Grêmio (Alcindo, 264), Barcelona (César, 235), Real Madrid (Raul, 308), Manchester United (Bobby Charlton, 249), Milan (Gunnar Nordahl, 221), Juventus (Del Piero, 185), Boca Júnios (Palermo, 181) e etc...

Acho que o senhor Antônio Wilson Honório, assim como tantos outros coadjuvantes do nosso futebol e esporte em geral, merece um pouquinho de respeito, não?

Quando entrei em contato com Coutinho, este disse que estava dirigindo e que por isso a entrevista teria de ser breve. Ela foi, mas também foi muito divertida e interessante.

Paixão Clubística: Coutinho, são 370 gols com a camisa do Santos, mais os marcados pela Seleção e além disso, são 68 anos. Consegue separar um gol mais importante da sua carreira?

Coutinho: Não tem um gol mais importante que o outro. Para mim são todos importantes. Não tem nada de especial em um ou outro gol, são todos importantes da mesma maneira.

PC: Infelizmente não vi o senhor jogar e por isso a pergunta: você era destes atacantes que queria mesmo era fazer o gol e tanto fazia se de canela, barriga, peito... Valia tudo, desde que fosse gol?

Coutinho: Não (risos), claro que não. Que me lembre, nunca uma bola bateu na minha canela. Sempre fiz as coisas bem feitas, tanto é verdade que você não me viu jogar e está me entrevistando, lembrou de mim, do meu aniversário. Acho que alguma coisa certa eu fiz, não?

PC: Acho que fez... (risos). Você consegue se imaginar no futebol de hoje?

Coutinho: Sinceramente, acho que seria uma covardia...

PC: Sério? Por quê?

Coutinho: Porque eu iria, simplesmente, deitar e rolar...

PC: E no futebol de hoje, existe alguém que tenha o mesmo estilo, ou parecido com você?

Coutinho: Ninguém. Ninguém que joga na minha posição hoje se parece comigo. Nem na cor. Hoje está todo mundo mais moreno, mais branco. Sem falar nos cortes de cabelo... Tem cabelo liso de índio, moicano, tem de tudo...

PC: E desde que você parou de jogar? Tivemos grandes nomes como Careca, Reinaldo...

Coutinho: Aí você começou a falar a minha língua. Aí sim você está falando de futebol, de gente que jogou muita bola. De todos os que passaram e fizeram sucesso, quem mais se pareceu comigo foi o Reinaldo...

PC: O rei do Mineirão...

Coutinho: Isso.

PC: Por quê?

Coutinho: Pela técnica apurada, o jeito de jogar...

PC: O Santos está na final da Libertadores. O que você pode dizer aos torcedores santistas?

Coutinho: Desejo boa sorte! Só isso...

PC: Obrigado Coutinho, e muitos anos de vida!

Coutinho: Obrigado menino, prá você também...

3 comentários:

  1. "Que me lembre, nunca uma bola bateu na minha canela. Sempre fiz as coisas bem feitas, tanto é verdade que você não me viu jogar e está me entrevistando". Hahaha muito boa entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Ficou hilária a entrevista. Jamais tinha pensado nessa comparação com o Reinaldo. O Edu não era mais estilo ponta? Enfim, ficou mto boa a entrevista.

    ResponderExcluir
  3. Confundi o COutinho com o Edu, como dá para notar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...