Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O playground da Gávea

Por Lucas Bueno

Os raios de luz fogem das redondezas do parque de diversões da Gávea deixando o ambiente nebuloso e sombrio. As atrações estão às moscas, com brinquedos enferrujados, descuidados... Mas sempre há pessoas em busca de diversão, mesmo que seja as custas dos outros. Então, relatemos as últimas estripulias que aconteceram no Parquinho do Urubu, no Rio de Janeiro.

Prestes a "subir a subidona" mais importante do ano, com aproximadamente cinco mil metros de altura, rumo à Bolívia, estranhamente os carrinhos rubro-negros tinham um assento vago. 

O Pirulito, frequentador assíduo dos parques de diversões paulistas e cariocas, foi proibido de embarcar na montanha russa flamenguista, porque, como disse a dona, nesse brinquedo só poderiam entrar quem tivesse que receber de dívidas mais de 500 mil reais. Como Pirulito SÓ receberá cerca de 200 mil foi barrado.

Já a grande atração do Parque do Urubu, o Dentuço, está em uma crise de identidade, saciado de tanto sucesso. Os fãs acostumados com as apresentações inesquecíveis do ídolo nos anos 2000, não veem espetáculos dignos há quatro, cinco anos. Em baixa, o grande astro buscou distrações para elevar a autoestima. Convidou uma "fã" para conhecer seu camarim em pleno período de trabalho, na temporada que o Parque do Urubu estava em turnê pelo norte do Paraná.


Ciente do ocorrido, o chefe do Play, o Pofexô, quis afastar o Dentuço pela simples razão de que todos no Parquinho são tratados de forma igual.  Não existem regalias individuais. Certo?! Errado. A dona de toda essa brincadeira, Patrícia "Torcedora" Amorim vetou a decisão do Pofexô e deu de ombros a situação. Um Parque com capacidade para aproximadamente 34 milhões de pessoas, pouco se importa com seu público, tratando a Nação como palhaços. Que por sinal... nariz vermelho é que não falta no Parque do Urubu.

Deixando a paródia um pouco de lado mas não deixando de falar sério, o setor de futebol do Clube de Regatas do Flamengo é totalmente remendado. A filosofia dos diretores é o pré-histórico jeitinho brasileiro. O futebol está num nível profissional muito longe da realidade vivida ou imaginada na Gávea. Amadores demais! É inconcebível, nas vésperas do jogo mais importante do ano, perder o melhor jogador do time, por não pagar um acordo que tinha prazo de vencimento sabido desde o início de 2011. Falta planejamento.

Os problemas não param por aí. Pelo setor financeiro outro agravante, o não pagamento dos salários a seus funcionários. Os jogadores estão certíssimos em cobrarem os atrasados. Muitos gostam de falar: não existe mais atleta que jogue por amor ao escudo. Mas existe tanto dirigente que se diz torcedor e faz o que faz com seu time que fica difícil de entender.

O Flamengo é terra de ninguém. O maior patrimônio do clube, a sua torcida, não sabe como agir. Vive-se, novamente, situações desagradáveis de outrora.


Já o cara que foi contratado pra ser o comandante e craque do time é um caso a parte. Primeiro porque pensa com um cérebro menor que seus dois dentes da frente. Não é capaz de dar uma declaração convincente. A artificialidade está presente na vida do Ronaldinho tanto dentro quanto fora de campo. Parece que ele vive, desde 2007, num mundo de deslumbramento, apenas dele. O rei sem a coroa. 

Essa é a hora dele sair do trono e ajudar o povo. Mas não, ele ao lado do leiloeiro irmão Assis, esconde-se atrás da boina, dos ouros, dos óculos, da faixa presa aos longos cabelos e sempre molhados. Até quando?! Até quanto Gaúcho?! Por isso muitos apaixonados perdem o prazer de torcer. Cadê nessas horas um Vampeta pra profetizar no mesmo Flamengo: "Eu finjo que jogo e eles fingem que me pagam.". O futebol instantâneo de hoje está carente de pessoas reais.

Por ora, o único brinquedo seguro para andar no Parque do Urubu, é o trem fantasma. E presidente do Flamengo, NÃO SABE BRINCAR NÃO DESCE PRO PLAY!

6 comentários:

  1. Caraca!!! Irado texto!!! Complicadissima a situação!!! Acho que o torcedor merece NO MÍNIMO respeito e transparencia!!

    Parabens pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  2. cara, sem querer ser do contra, é "por ora" e "desce", do verbo descer...

    de qq forma, o texto está ótimo...

    ResponderExcluir
  3. Texto de altíssima qualidade, parabéns Lucas!
    Aprofundou de forma divertida o conto de fadas (só que ao contrário) que é o clube carioca.
    Mais parece que no final, muito lobo vai quero comer a vovózinha.

    ResponderExcluir
  4. Vim bem até o "por hora" e o "desse"...aí, brochei!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado aos "anônimos" por me alertarem para os dois erros de escrita. O texto já está corrigido. É desta maneira, com o auxílio de todos, que conseguimos construir textos cada vez melhores e com ideias diferentes.

    ResponderExcluir
  6. "Errado é aquele que fala correto e não vive o que diz!". Vai revisar texto da mãe se não tem o que fazer. Excelente análise, texto divertidíssimo! Parabéns, Lucas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...