Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Eu Vou de Arquibancada - Racing - Guarda Imperial

Por Tuca Veiga

Ciente de que o leitor do
Paixão é frequentador assíduo dos estádios e gosta de fazer festa nas arquibancadas, criamos este espaço, chamado de “Eu Vou de Arquibancada”, onde mostraremos vídeos de torcidas sacudindo os estádios mundo afora.

A primeira torcida é a do Racing, da Argentina. Segundo as pesquisas, ela é a quarta maior torcida argentina e a sua “barra” – como eles chamam as organizadas – é a Guarda Imperial, que agita o estádio Juan Domingo Perón, popularmente chamado de Cilindro de Avellaneda, por conta do seu formato.

O maior rival da equipe é o Independiente, também da cidade de Avellaneda. O vídeo abaixo é da música “De Pendejo Te Sigo”, gravado durante um clássico local. Reparem como é bonito o balanço da torcida pulando junto. Assim como aqui, eles também fazem paródias de canções conhecidas. No caso, cantam no ritmo de "Para no Olvidar", de Andres Calamaro.




Letra:

De pendejo te sigo
junto a Racing siempre a todos lados
nos bancamos una quiebra
un descenso y fuimos alquilados.
No me olvido ese dia
que una vieja chiflada decia
que Racing no existia y tenia que ser liquidado.
si llenamos nuestra cancha y no jugamos, ôô
defendimos del remate nuestra sede, ôô
si la nuestra es una hinchada diferente,
no es amarga
como la de Independiente, ôô
Los Bosteros, San lorenzo, y las Gallinas ôô
nunca llenaron a 2 canchas un mismo dia, ôô.
Y a vos Independiente yo te digo
vos sos amargo y pecho frio
vos sos amargo y tira tiro.

A letra começa contando da maior crise vivida pelo Racing, que em 2009 chegou à falência e foi colocado à leilão. Quem salvou o clube foram, obviamente, seus torcedores, que juntos esquematizaram uma empresa, que bancou a dívida e fez com que o Racing não fosse extinto. Dois anos depois, administrados pela Blanquiceleste S.A, foram campeões do Apertura, um dos campeonatos locais.

Depois de cantar e contar essa história, que fez do que poderia ser uma vergonha, orgulho para o clube, eles aproveitam para tirar sarro das torcidas rivais, principalmente a do Independiente. Os Bosteros, são os torcedores do Boca, e as Gallinas, do River.

Acho muito boa a expressão Pecho Frio que eles usam no final. Quando ouvi pela primeira vez achei que era alguma gozação no sentido de pé frio. Mais pra frente compreendi que cantavam “pecho frio”, e interpretei como eles tirando onda de uma torcida sem sentimentos, sem o amor pelo time correndo pelas artérias.

3 comentários:

  1. Meu caro Tuca. Extremamente interessante e elucidativa sua matéria. Aliás agora sei porque a torcida dos "hermanos" é tão apaixonada e não deixa de gritar um segundo sequer. São fanáticos, mas organizados, envolvidos com o esporte com o futebol, com a camisa, com o clube com o time de coração. Penso que a única torcida que se aproxima da paixão e do envolvimento com o clube (instituição) é o "bando de loucos"...Que as coisas e a mentalidade dos demais clubes mirem-se no exemplo argentino. Abração.

    ResponderExcluir
  2. belo texto e vídeo sensacional !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Por algo la hinchada de Racing es famosa , no somos pinchas no somos bosteros , es la más grande ers LA GUARDIA IMPERIAL

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...