Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Aniversário de 20 anos do Tri de Ayrton Senna do Brasil

No dia 20 de outubro de 1991, há exatos 20 anos, Ayrton Senna do Brasil levantava o caneco do tricampeonato de Fórmula 1. Há exatos 20 anos, os brasileiros vibravam, em frente à TV, com a vitória do piloto da McLaren em Suzuka, no Japão. Para ser campeão do outro lado do mundo, Senna precisava  evitar a vitória do inglês Nigel Mansell, da Williams. E foi o que fez! Com um jogo de equipe bem planejado, Senna deixou seu companheiro de escuderia, o austríaco Gerhard Berger, ficar na frente. Em segundo, ele seguraria o 'Leão' Mansell, que estava em terceiro. A pressão era grande demais e Mansell peidou na tanga. Ao tentar ultrapassar Senna, ele foi para a caixa de brita. E o brasileiro foi pro pódio. Era o Tri Mundial! Veja: 


Mas a corrida que ficou marcada naquele ano de 91 foi Interlagos. Seria a primeira vitória de Senna no Brasil. O piloto da McLaren fez a pole e segurou a pressão de Mansell. O inglês rodou pouco depois da metade da prova e tudo parecia tranquilo. Mas o carro teve problemas e Senna fez um esforço hercúleo para completar as seis voltas que restavam com apenas a sexta marcha. Foi a mais dramática vitória de sua carreira. E os 70 mil torcedores que estavam nas arquibancadas do circuito paulistano foram ao delírio. Um sonho realizado! Veja a última volta de Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil (repare a voz ao fundo gritando "eu venci, eu venci"):


Com informações do site: http://www.sennatri.com.br/home/

5 comentários:

  1. Outro dia eu postei no Facebook que a maior nostalgia da minha vida é me lembrar apenas da morte de Ayrton. Essa frase veio após assistir o documentário sobre a vida de um herói. Sim, um herói. Um homem que, acima de tudo, preservava a justiça. Ganhava sendo justo, o que é difícil de se ver hoje. Aliás, no longa pode ser notado que, naquela época, Senna já se preocupava com o fato de as máquinas estarem ganhando mais espaço que o piloto. É justamente o que acontece hoje, por isso este esporte (se é que pode ser chamado assim) é tão sem graça. Senna é do Brasil, o maior ídolo que o nosso esporte já teve...”O Brasil é só pobreza e tristeza. O único motivo de alegria que tínhamos foi embora hoje”, frase de uma mulher após o falecimento do gênio.

    ResponderExcluir
  2. Caraca, é de arrepiar. Minha memória mais forte do Senna também foi no dia de sua morte. Eu sempre acordava cedo pra acompanhar as corridas com meu pai, mas só me lembro mesmo daquele fatídico 1º de maio. Senna foi um gênio. Batia no peito e ia pra cima, sem o chororô tão frequente nas entrevistas de Barricchelo e Massa. Viva Ayrton Senna do Brasiiiil!!!

    ResponderExcluir
  3. Essa madrugada foi memorável, a festa pelo tricampeonato de Senna foi grande.

    Lembro que deixavamos as baladas de lado para assistir a corrida.

    Senna foi uma lenda do esporte, e felizmente pude acompanhar sua trajetória.


    abs

    ResponderExcluir
  4. VT no Leitura Dinâmica de hoje: http://www.redetv.com.br/Video.aspx?116,27,226221,jornalismo,leitura-dinamica-1a-ed,tricampeonato-de-senna-completa-20-anos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por não deixar essa comemoração passar em branco.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...