Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Messi ainda não ultrapassou sequer Romário

Esse é o cara
Por Alessandro Lefevre

Depois que a Fifa divulgou o já óbvio resultado e terminou a cerimônia de premiação de melhor jogador do mundo, os cronistas esportivos já começaram a fazer comparações com craques de outrora.

Messi nunca teve uma atuação destacada pela seleção argentina. Nunca ganhou uma Copa. Nunca ganhou sequer uma Copa América.

Azar das Copas? Não acho que seja por aí.

Michael Jordan, um ícone no seu esporte, dizia que talento ganha jogos, mas trabalho em equipe e inteligência ganham campeonatos.

Por isso a comparação com Romário não cabe. O ex-camisa 11 da seleção brasileira está anos-luz à frente do argentino-prodígio. Por quê?

Porque Romário carregou um time fraco à conquista mais importante da sua época. Em 1994, o Brasil foi a campo na final do Mundial dos EUA com: Taffarel, Cafu, Marcio Santos, Aldair e Branco; Mazinho, Mauro Silva, Dunga, e Zinho (Viola); Bebeto e Romário.

Depois de 24 anos longe da taça, o futebol mundial tinha mudado. E o futebol brasileiro também.

Esse time de 1994, que adorava trocar passes laterais, que foi duramente criticado antes da Copa e que era bastante objetivo, foi um dos pilares para eu formar aquilo que vou chamar de meu "caráter" futebolístico.

Talvez venha daí a minha admiração por times guerreiros e que jogam por uma bola. Quando torço por um time, não importa a maneira, o que vale é a vitória. Na retranca, com futebol feio...

Jogar no Barcelona é fácil. Um time talentoso e que sabe o que faz com a pelota nos pés. Treinado, entrosado.

E por que Messi não rende a mesma coisa na Argentina?

Falta levar um time nas costas. Como Romário fez em 1994.

E como Zico não fez em 1986. 

Na galeria dos grandes, Messi pode ser comparado com Zico. E apenas com ele.

2 comentários:

  1. Mas o Messi está hoje muito acima da média dos jogadores atuais.
    http://fcgols.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a ideia geral do texto, não posso dizer o mesmo do título. Não ultrapassou "sequer" Romário? O Romário é o melhor jogador que eu vi jogar e está no nível dos maiores da história, dadas as devidas proporções referentes ao posicionamento em campo e ao contexto futebolístico de cada geração. Abração rapaziada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...