Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

Grandes clássicos são os outros. Palmeiras e Corinthians é enorme...

Para CNN, Derby é o 9º clássico mais importante do planeta
Por Igor Caitano, novo membro do Paixão

Para o título do meu primeiro texto para o Paixão Clubística, fui buscar inspiração no mestre Nelson Rodrigues, que um dia fez o mesmo comentário, só que falando do seu Fluminense em relação aos outros times do Rio. Porém, vamos direto ao assunto: Palmeiras e Corinthians, o maior e mais antigo de todos os clássicos paulistas. 

Nos últimos tempos, cresce na imprensa a tese absurda de que a maior rivalidade da paulicéia é Corinthians e São Paulo, o que contrario frontalmente. Basta uma simples pesquisa ao Wikipedia para saber que "O Derby" é considerado pela CNN o 9º maior clássico do mundo (único brasileiro na lista), o 4º mais importante pelo site especializado Football Derbies, e o 2º mais importante do Brasil na relação da revista Trivela. 

Mas o que nem os dados, nem as listas de especialistas e muitos menos a mídia esportiva conseguem explicar é a capacidade que um Palmeiras e Corinthians tem de emocionar, de mobilizar, de incendiar os ânimos de todos os palestrinos e corintianos, estejam eles na torcida ou dentro de campo. 

Quem está na faixa dos 26 anos para cima deve se lembrar bem da final do Brasileiro de 94 (3x1 para o Palmeiras na ida e 1x1 no jogo de volta). Por isso não vou nem entrar nos detalhes dos lances, mas apenas relembrar uma expulsão inusitada. Ou melhor, duas. 

Assistindo ao jogo na época pela Globo, lembro-me do Galvão Bueno a todo momento falando dos jogadores participantes da campanha brasileira nos EUA, especialmente Branco, que recém tinha chegado ao Corinthians, e Zinho. O repórter Roberto Tomé entrevistou os dois, que se abraçaram, falaram da amizade adquirida na Copa e ameninades. O jogo estava 1x0 para o Corinthians, gol feito por Marques  aos três minutos de jogo. Quando, já no segundo tempo, Branco dá uma entrada feia no volante Amaral e, por irônia do destino, Zinho toma as dores do colega e quase sai na mão com o "amigo" lateral. Márcio Rezende de Freitas não titubeou: os dois tetracampeões foram para o chuveiro mais cedo e saíram se xingando nos microfones dos repórteres.

Amizade, campanha vencedora na Copa, fair play. Tudo por água abaixo em um Palmeiras e Corinthians, o maior de todos os clássicos paulistas, sem nenhuma dúvida. O que temos que discutir é se não seria o maior do Brasil. Mas isso é assunto para depois.

3 comentários:

  1. Sou de curitiba, e é óbvio que não acompanho o futebol paulista e os times do estado de SP...
    mas uma coisa posso notar...

    nos ultimos anos, clássico é Corinthians e São Paulo...

    o palmeiras hj em dia é um time pequeno!

    ResponderExcluir
  2. Edmundo Nerrso da capitinga

    ResponderExcluir
  3. sou flamenguista mas a maior rivalidade inter x gremio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...