Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Corinthians deixou de morder

Depois de pintar como rolo compressor e se lançar como franco favorito ao título do Brasileirão, o Corinthians travou. E o pior, todo mundo já percebeu isso. O líder está amarrado, sem sorte, sem explicação. Na verdade, razões aparecem aos montes, cada um com a sua teoria, cada qual com seu cada qual.

A minha – pois eu não poderia deixar de elaborar uma – aponta para o setor defensivo. A de Tite também, tanto que Edenilson pode pintar no lugar de Jorge Henrique nesta quarta-feira, contra o Grêmio.

Cansei de ver (durante as vitórias corintianas) as estatísticas apontarem uma diferença avassaladora no quesito “roubadas de bola”. O Corinthians mordia. “Ralf, Ralf, Ralf”, latia na entrada da área. O elogiado volante, no entanto, foi mais um alvo da maldição da amarelinha e caiu de desempenho depois de servir à Seleção.
Chicão, por sua vez, vai de mal a pior. Falhas consecutivas me levaram a perguntar se não vale a pena promover Wallace a titular. Com o baiano em campo, a defesa do Corinthians sempre teve partidas sólidas. E, a bem da verdade, todos vinham muito bem no começo, com apenas 4 gols sofridos em 10 jogos. Pois é, vinham.
Júlio quebrou o dedo e Renan estreou determinado a entregar a paçoca. Depois vieram os problemas nas laterais: Fábio Santos, Ramon, Welder e Alessandro – um quarteto que volta e meia gosta de dar uma encostada no departamento médico. E o buraco das laterais não para de crescer.
Ninguém imaginava que uma equipe comandada por Tite, constantemente criticado por sua predisposição pela retranca, iria sofrer com uma defesa exposta. Mas ocorreu. O Corinthians, aliás, teve sua rede balançada duas vezes em cada um dos últimos 4 jogos: 2 a 2 com o Ceará (c), 3 a 2 com o Galo (f), 0 a 2 com o Figueirense (c) e 1 a 2 com o Palmeiras (f) – sempre com falhas da zaga.
Tite falou muito com a diretoria, muito com a imprensa e, se sobrasse tempo, teria falado muito com a torcida, que apareceu para pressionar no treino de terça-feira. Mas está na hora de dar atenção à defesa, falar menos e fazer o Timão jogar mais, antes que o bonde passe e o Corinthians fique dormindo no ponto.

2 comentários:

  1. Concordo, e acho que o fraco desempenho nos últimos 9 jogos se deve também à queda do Paulinho, assim como a do Ralf e Jorge Henrique, agora barrado. Danilo também precisa voltar a jogar um pouquinho pelo menos.

    ResponderExcluir
  2. Alex deve ser titular. O Danilo não tá rendendo o mesmo do início do Brasileiro. Wallace pode ser a solução pra zaga. Chicão, já faz tempo, não é mais o mesmo. Danilo deve ser o goleiro. Júlio César Mãos de Pão Pullmann não voltou bem após a lesão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...