Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

As bandeiras voltam a tremular nos estádios paulistas



O apego por um time – aquele que dizem começar no berço – pinta muito antes da criança entender o que é futebol. O primeiro contato é com o símbolo, as cores. A identidade da pessoa com uma equipe desponta com o reconhecimento da bandeira, da tribo à qual você pertence.

A bandeira é peça fundamental para a construção da atmosfera do futebol. Ela tremula bonita quando tudo vai bem, mas quando rola aquela ‘nhaca’, xi, não aparece nenhuma brisa para sacudir a bandeira e dar esperança para o torcedor. Em semana de título, dá-lhe bandeira na janela. Em dias de desonra, bonito é o que resiste à tentação de enrolá-la e guardá-la, mesmo que somente por um tempinho.

Exatamente pelo valor que as bandeiras têm para o esporte, que o futebol paulista comemora o retorno delas aos estádios do estado. E ficamos na expectativa para que elas façam parte apenas das festas das torcidas e não sejam usadas para violência. Pois sabemos que foi justamente por conta do mau uso do objeto que desde 1995, depois da batalha da Mancha Verde e da Independente, no Pacaembu, em um jogo de juniores, que elas deixaram de dar de sua beleza nos estádios.

A lei, proposta pelo deputado Ênio Tatto (PT), foi aprovada com noventa votos favor e dois contra, e agora deverá ser sancionada pelo governador Geraldo Alckmin. Depois disso, tem um prazo de 180 dias para entrar em vigor. A idéia é que seja feito um controle das bandeiras e de quem as tiver em posse, junto com as torcidas organizadas. Tomara que dê certo e que, mais para frente, todos possam levar as suas bandeiras aos estádios – e que todos façam festa, não guerra.


4 comentários:

  1. Fazer festa não guerra !!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto. Já era hora de as bandeiras voltarem aos estádios paulistas. Faz muita falta. O impressionante é a demora, primeiro sancionar, depois mais 180 dias para entrar em vigor. Se fosse aumento para a Câmara todos dariam na hora, mas ano que vem os estádios ficarão mais bonitos. Tomara que as torcidas não tenham jogado-as fora.

    ResponderExcluir
  3. massa demais Tuca.
    DE fato, as bandeiras somam muito à vivência do espetáculo.

    ResponderExcluir
  4. E quem não se lembra dos shows das bandeiras de Palmeiras e Corinthians, colocadas para fora do carro, rumo ao Morumbi ou ao Pacaembu, nas finais do Paulistão de 93 e 94 e do Brasileirão de 94?! Um viva ao show. Um viva ao espetáculo!

    Agora só falta permitirem a venda de cerveja com álcool nas arenas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...