Páginas

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Seleção e a indiferença de seu povo

Neymar faz golaço, mas é pênalti perdido que repercute
Por Tuca Veiga

Não adianta, o brasileiro ama mesmo é o seu time de futebol. Não é por um acaso que este blog chama Paixão Clubística, afinal, raros são os torcedores que opinam deixando o amor pelas cores de suas equipes de lado. A Seleção, invariavelmente, fica de lado no coração do torcedor. Mas nem sempre foi assim.

Faltando um ano e meio para a Copa, o time canarinho tem o desafio de cativar a nação e fazer com que o povo brasileiro jogue junto em 2014. Neymar, com sua categoria e carisma, poderia ser o ídolo que Mano precisa, mas por jogar aqui e entortar as defesas Brasil afora, muitos torcem para que a Joia não obtenha sucesso. Que besteira.

Torço por Neymar, torço pela Seleção e há anos penso que o principal adversário de nossa equipe na Copa será a sua torcida. Seja pela pressão de se vencer uma competição em casa, seja pela impaciência do torcedor que não pensa duas vezes antes de chiar quando as coisas vão mal, seja pela paixão clubística que impede muitos de vibrar com o nosso escrete.

Li muitas pessoas esculachando e, de certa forma, até vibrando com o pênalti perdido por Neymar contra a Colômbia. Confesso que não consigo entender. Em um jogo tão importante para a construção desta equipe, onde tivemos mais chances na primeira etapa, tomamos um gol e por pouco não viramos, era de se esperar que o povo brasileiro vibrasse e se envolvesse um bocado. Doce ilusão.

Sentado no sofá de minha casa, cheguei a gritar gol no lance de empate – uma bela jogada da estrela da companhia. Antes, no intervalo, me peguei com aquele gosto de frustração, mas com a inquietação de quem não vê a hora do jogo recomeçar para correr atrás do prejuízo. Em suma, torci pela Seleção como torço pelas cores de meu time. Não posso nem pedir, tampouco fazer com que outras pessoas curtam a Seleção, mas não consigo entender o que faz o pessoal torcer contra e não apoiar um time que, se pegar no breu, pode sim brigar pela sexta estrela.

4 comentários:

  1. To contigo. Há muito tempo eu não ficava tão inquieto com a seleção como fiquei ontem. Estou contente com o que vi. Finalmente uma base montada e uma seleção com vontade de ganhar. O penalti foi fatalidade, acontece. Paulinho (e não é apenas paixão clubística) jogou um absurdo.Só acho que precisamos testar a mesma equipe com um camisa 9. Enfim, o caminho é esse. Deixem o Mano trabalhar!

    ResponderExcluir
  2. O problema não é nem torcer contra, mas é que esta seleção não faz a gente querer torcer à favor.
    Não questiono esse ou aquele jogador que eu acho que não deveria estar ali, mas o que eles demonstram na seleção. Parece que não tem vontade de estar ali, que não é a honra maior para um jogador vestir a camisa da seleção.
    É por isso que chamamos de convocação. Você representa o país, e não a si próprio. Esses caras não pensam assim

    ResponderExcluir
  3. nossa, concordo demais! torcer pela seleção é muito diferente, tem um gosto de "todos juntos vamos"... a paixão clubística é mais forte, mas torcer contra os canarinhos é ridículo! criticar, sim, claro, tem um monte de coisa pra falar mal - a começar do uniforme, socorro! mas é nóis, poxa! fico mais emocionada qdo é corintiano com a bola nos pés, tudo bem. mas kaká, neymar, oscar (onde vc estava ontem?!) mexem comigo! pra não falar do nosso mano, o mais mano dos técnicos! acho q a fonte d problema é o galvão e o maldito ufanismo q dá no saco! bobagem, brasil é mais q a rede bobo! vambora curtir, brasileiros de todas as torcidas!

    ResponderExcluir
  4. Em São Paulo, o torcedor é chato. É mais gostoso criticar.

    O que atrapalhou o Neymar na cobrança de pênalti foi a marra...

    Pra que dar todos aqueles passinhos, pulinhos?

    É por isso que a torcida pega no pé. Senta uma bomba no meio do gol e vibra, pô. Sem muita frescura.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...