Páginas

sábado, 17 de novembro de 2012

10 anos da Queda!

Por Lucas Bueno

Há uma década o Palmeiras era rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro com uma derrota para o Vitória, por 4 a 3, em Salvador. Na última rodada, o time estava com o mesmo número de pontos, 27, que Paraná, Bahia e Portuguesa, (os dois últimos brigam novamente com o Palmeiras contra o rebaixamento neste ano.) e só dependia de uma vitória para se salvar. 

A escalação em 2002 tinha: Sergio, Arce, Alexandre, César e Rubens Cardoso (campeão mundial com o Inter em 2006). Paulo Assunção (hoje no São Paulo), Flávio, Zinho e Juninho. Muñoz e Itamar. Saíram do banco de reservas: Nenê (atual PSG) e Léo Moura (hoje no Flamengo).


Uma equipe bem superior a que entrará em campo amanhã contra o Flamengo, dez anos e um dia após a queda, para tentar evitar o óbvio. Com inúmeros desfalques, Gilson Kleina deve colocar em campo contra o Flamengo em Volta Redonda: Bruno, Artur, Maurício Ramos, Román e Juninho. Márcio Araújo (Marcos Assunção), Correa, Mazinho e Tiago Real (Patrick Vieira). Maikon Leite e Barcos. 

Em 2002, o Brasileirão era disputado em um único turno com mata-matas na fase decisiva. O Palmeiras perdeu dez jogos, empatou outros nove e venceu apenas seis. Na época, o campeonato era de "tiro curto" e não dava muitas chances para recuperação. 

Com o início dos pontos corridos com turno e returno há mais tempo, 38 jogos, para as equipes reverterem uma situação ruim de começo de torneio. Mas neste ano, o Palmeiras perdeu 20 dos 35 jogos disputados. Incompetente o Brasileirão inteiro!


Contra o Fluminense, no jogo do título dos cariocas, pudemos ver o retrato exato do time no decorrer desse campeonato nos minutos finais em Presidente Prudente. Barcos, o único diferente, tentava salvar sozinho o verdão sem cor. João Denone, Wesley e Correa se arrastavam em campo todos machucados,.O time luta, luta... Mas falta muita qualidade para escapar da Série B. Este 1% que faz o palmeirense acreditar em uma salvação só o faz sofrer ainda mais e adiar o que está sacramentado há muito tempo.

Fazendo um "joguinho" de suposições. Se juntássemos as escalações dos dois Palmeiras teríamos um bom time com Sergio, Léo Moura, Arce, Zinho, Nenê, Barcos... Entretanto, a realidade é bem diferente para os alviverdes que olham para o atual elenco e não enxergam quase ninguém.

E para você, qual time é o "menos ruim" do Palmeiras: o de 2002 ou o de 2012?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...