Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Colômbia vem aí...

Por Gabriel Duque

Embalada por seis vitórias seguidas e três goleadas (8 a 0 na China, 6 a 0 no Iraque e 4 a 0 no Japão), a Seleção Brasileira ganhou confiança e agora parece ter encontrado um esquema ideal de jogo com dois meias de criação - Kaká e Oscar - e dois atacantes de movimentação - Neymar e Hulk. No entanto, no último amistoso do ano, vem o maior desafio do momento para o time de Mano Menezes: a Colômbia, atual oitava colocada no ranking da Fifa, cinco postos à frente da equipe canarinho.

Nesta quarta, em New Jersey, ao enfrentar o selecionado pentacampeão mundial, Falcao Garcia e companhia terão o teste de fogo para provar que são a melhor geração colombiana da história - e o retrospecto recente é animador. Na tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2014, a Colômbia ocupa o terceiro lugar e supera Uruguai, Paraguai e Chile, que estiveram presentes na Copa de 2010.

Na última rodada de datas Fifa, em 12 de outubro, em Barranquilla, o Paraguai não viu a cor da bola e foi derrotado por 2 a 0, com dois lindos gols de Falcao (veja os gols abaixo). Cinco dias depois, poupando alguns atletas, o time comandado pelo argentino José Pékerman venceu Camarões por 3 a 0 em amistoso e teve como destaque o avante Jackson Martínez, do Porto.


A torcida colombiana aposta nesta geração para voltar a disputar um Mundial, o que não acontece desde 1998, quando a seleção foi eliminada na primeira fase e viu o fim da equipe de Rincón, Asprilla, Aristizábal e Valderrama. No torneio anterior, em 1994, a expectativa era ainda maior em cima do time sul-americano, mas o fiasco acabou resultando no assassinato de Escobar, autor de um gol contra que contribuiu para a desclassificação.

De lá para cá, a única alegria foi a conquista da Copa América de 2001, em casa, com Aristizábal ainda na equipe. Mas agora os ânimos estão renovados. Seu treinador é experiente e comandou a Argentina na Copa de 2006 até a queda nas quartas de final. O atual elenco colombiano está fortalecido, contando com dois laterais experientes como Yepes, de passagens por PSG e Milan, e Armero, ex-Palmeiras e hoje na Udinese. O meio-campo é formado por Valencia, do Fluminense, Guarín, da Inter de Milão, e pelos meias Macnelly Torres, várias vezes especulado por clubes brasileiros, e Zúniga, do Napoli.

No ataque, James Rodríguez, apontado como grande promessa, vem se destacando no Porto e Falcao Garcia, após fazer grande dupla com Hulk também no Porto e ganhar todos os títulos, tem sido o principal nome do Atlético de Madri. O colombiano voador marcou 24 gols na temporada passada no Campeonato Espanhol e ficou atrás só de Messi e Cristiano Ronaldo na lista de artilheiros. Agora, a Colômbia está pronta para encarar um desafio maior e Mano Menezes que se cuide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...