Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Divagações

A divagação aqui proposta será sobre o primeiro turno que se encerra daqui a duas rodadas. Sim eu sei que isso no futebol é muito tempo e muita coisa pode mudar, mas não resisti e convido você a concordar ou discordar.

O Brasileirão deste ano começou com enorme expectativa, já que os times não mediram esforços para contratar e inclusive repatriar grandes jogadores. Entretanto o primeiro a se distanciar na liderança foi o São Paulo. Mesmo acabando de ser eliminado da Copa do Brasil e sem grandes reforços em meio a uma crise ganhou seus cinco primeiros jogos na competição e atualmente ocupa a terceira colocação e ostenta o índice de melhor visitante com seis vitórias em oitos jogos, aproveitamento de 75% dos pontos disputados fora de casa.




O clube do Morumbi perdeu a liderança para o rival Corinthians, que ocupa até então o primeiro posto na tabela. Logo colado ao time do Parque São Jorge está o Flamengo, único invicto da competição. Ambos devem brigar até o final pelo caneco.




No segundo batalhão, o Vasco, que mesmo campeão da Copa do Brasil e com vaga assegurada para a Libertadores faz bom papel e tem chances de título. Muito diferente do Santos, que não deve lutar para não cair, mas parece se contentar com o meio da tabela.




Botafogo e Palmeiras com seus times regulares, fazem papéis de coadjuvante e os torcedores de ambas as equipes parecem se contentar com a vaga para o torneio continental.



Entre as decepções do torneio, estão os times de MG e do RGS. Apontados como favoritos, Inter e Cruzeiro não conseguem encontrar o futebol vistoso de tempos atrás e sofrem para se impor no campeonato. Grêmio e Atlético-MG parecem consolidar o papel de segunda força do estado, e se o torcedor do tricolor gaúcho ainda quer acreditar em uma eventual arrancada, o do Galo reza para não cair de novo e não acompanhar o América-MG, lanterna da competição.



Os tricolores, carioca e baiano parecem não estarem felizes com seu time e esperam mais das equipes no restante do campeonato. O campeão do ano passado, pode ser apontado também como uma decepção até então, mas sem dúvida a falta de Conca é nítida. Com seus veteranos, o Bahia começou bem o certame, mas agora espera não fazer companhia para o Vitória no ano que vem, pelo menos não na série B.



Depois de um belo brasileiro em 2010, o Avaí não consegue repetir a campanha e parece fadado ao rebaixamento, como o Atlético-GO que escapou por pouco no último ano. Os alvinegros Figueirense e Ceará tem incomodado os grandes e devem permanecer por pelo menos um ano na Série A.



O Coritiba, assim como o Atlético-PR que parece estar encontrando seu futebol, devem ficar com uma vaga na Sulamericana.



O certo é que já se foi um turno e muitas coisas mudaram em relação ao começo do ano, o que será que irá acontecer até o final?


4 comentários:

  1. Luiz Felipe, você citou a decepção com os times de MG e RS. Então gostaria de pedir a sua opinião na seguinte questão:

    - Até que ponto a divisão da grana da televisão, que cairá nos caixas somente ano que vem, já influencia a qualidade dos times?

    ResponderExcluir
  2. Olha, de bate-pronto, conhecendo um pouco times brasileiros, acho que a divisão influência totalmente, uma vez que os clubes estão cheios de dívidas e comprometem receitas dos anos seguintes para contratações e tal.

    Tomará que o Brasileirão não vire uma disputa de dois clubes, como vemos pelos campeonatos mundo afora!!!!

    ResponderExcluir
  3. É estranho, mas muito interessante ver o Vasco de volta ao topo da tabela. Acho que o time carioca é um candidato muito forte que poucos estão falando como merecido. Ricardo Gomes é tão ruim assim como julgado foi?

    ResponderExcluir
  4. O Vasco candidatíssimo ao título é mérito do RIcardo GOmes. Ele assumiu pouco depois daquela goleada para o Botafogo, quando o Vasco teve o pior início de sua história.

    Mas ele não tem o que reclamar quanto aos julgamentos, afinal, há muito tempo não fazia um trabalho convincente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...