Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Ah, os clássicos cariocas...

Flamengo e Vasco é o clássico mais importante do Rio
Por Michel Sousa, o convidado da semana

A rodada de clássicos que marca o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro remete às origens do nosso futebol. E não dá pra negar: os clássicos cariocas são os mais tradicionais do País. Cheios de charme, apelidos, muita história e emoção. Mas qual deles será o mais importante? Vejamos...

O "clássico dos milhões" entre Flamengo e Vasco recebeu esse nome por agregar duas das maiores torcidas do Brasil. A rivalidade, que começou ainda na época do remo, ganhou os gramados e atraiu a atenção de todo o País. No momento atual, com Flamengo campeão carioca (2º lugar no Brasileiro) e Vasco campeão da Copa do Brasil (4º no Brasileiro), este é, sem dúvida, o clássico mais importante do estado.

Mas como é difícil deixar o Fla x Flu em segundo lugar. Esse é, possivelmente, o clássico mais charmoso de todos no Brasil. Nelson Rodrigues costumava dizer que o Fla x Flu surgiu "45 minutos antes do nada". A conhecida debandada de tricolores para jogar futebol no Flamengo virou um marco na história do futebol nacional. O charme do Fla x Flu é eterno e hoje a importância continua enorme, até porque são os dois últimos campeões brasileiros.

Acredito que esses dois clássicos estejam acima dos outros pelo momento vivido por esses três times. Afinal, nos últimos dois anos e meio, apenas o Botafogo não conquistou um título nacional. 

Mas não vamos esquecer dos outros confrontos que também têm seu valor. Como esquecer do "clássico vovô", disputado entre Fluminense e Botafogo, a rivalidade mais antiga do Brasil? Nota: o primeiro jogo entre os dois times foi disputado em 22 de outubro de 1905 e vencido pelo Flu de goleada: 6 a 0. Como não citar o "clássico das emoções", entre Flamengo e Botafogo? Quem não se lembra do recente chororô da torcida alvinegra em 2008? Como não falar do "clássico dos gigantes" entre Vasco e Fluminense? Lembram-se daquela final do Brasileiro de 1984 entre o Vasco de Dinamite e o Flu de Washington e Assis? Como não deixar a história mais colorida com o "clássico em preto e branco", disputado sempre com muita vontade pelos jogadores de Vasco e Botafogo?

Fato é que os quatro clubes cariocas ainda têm condições de brigar pelo título brasileiro. É fato também que todos eles entraram em competições internacionais neste ano (Flu na Libertadores e os outros três ainda na Sul-americana). Que a rodada de clássicos reflita esse bom momento e seja de paz e emoção para todas as torcidas no Rio. Já a alegria da vitória, esta não será para todas.

2 comentários:

  1. Parabéns! Belo texto! Soube passar com emoção o que representa os clássicos cariocas, todos com muita história!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto Michel, continuamos de olho no seu passe. hahaha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...