Páginas

quarta-feira, 4 de maio de 2011

“Nada nos humilha mais do que a coragem alheia”




Hoje é um dia especial para o vôlei brasileiro. Vou mais além: Hoje é um dia histórico para o esporte nacional em geral. No entanto, poucos sabem da importância do fato que hoje completa uma década. Sim, amigos, uma pequena pesquisa entre as principais páginas da Internet mostra o porquê o fato de o Brasil ser o “país do futebol” prejudica na divulgação das outras modalidades. Para os que não sabem (assim como eu não sabia até alguns minutos atrás), hoje o vitorioso técnico Bernardinho completa dez anos à frente da seleção brasileira masculina de vôlei. E, mesmo assim, parece mais atraente, por exemplo, informar o que alguns jogadores escreveram ou deixaram de escrever em seus twitters.

Uma frase de Nelson Rodrigues resume bem o perfil de Bernardinho “Nada nos humilha mais do que a coragem alheia”.A mais pura verdade é que Bernardinho jamais somaria tantas vitórias como somou se não fosse um sujeito encharcado de coragem.

Sua história no comando na seleção brasileira começou a ser escrita no dia 4 de maio de 2001. Na ocasião, o time brasileiro enfrentava a Noruega na fase classificatória para a Liga Mundial. Confesso que não me recordo, mas com certeza desde seu primeiro momento no cargo mais importante do vôlei nacional o seu jeitão motivador se enraizou

Bernardinho é exemplo, e não apenas no vôlei. Hoje, a ousadia e a coragem têm sido deixadas de lado por muitos “comandantes”. O esporte brasileiro é atitude, força e coração. Me arrisco a dizer que, se tivéssemos mais dez técnicos como Bernardinho, nossa posição no quadro geral de medalhas olímpicas seria melhor que a modesta 38° colocação.







Para entender melhor a personalidade e o início de carreira da Bernardinho na seleção, o Paixão Clubística entrevistou o ex-atleta Marcelo Negrão, presente na primeira convocação do técnico, em 2001. Medalha de ouro em Barcelona, em 1992, Negrão se contundiu alguns jogos depois da chegada do novo treinador e nunca mais foi convocado pelo atual técnico.

Marcelo Negrão, você tem algum tipo de contato com Bernardinho atualmente?

"Não muito. As vezes que o encontrei foram em alguns eventos. Conversamos normalmente, mas nada muito longo".

Após a sua lesão (rompimento dos ligamentos do joelho) você nunca mais foi convocado. Guarda alguma mágoa por isso?

“Não guardo nenhuma mágoa. Naquele momento eu entendi que a seleção precisava de uma renovação e eu fazia parte dela. É um processo normal que deve acontecer todos os anos e o resultado foi o melhor possível”.


Como explicar um trabalho tão longo e vitorioso como este do Bernardinho à frente da seleção?

“Na verdade, o Bernardinho vem de uma escola fantástica. Eu acredito que seu grande professor foi o Bebeto (de Freitas). Eles são bem parecidos. Sempre usam bastante a conversa, o incentivo e vibram muito. Se algum dia eu me tornar um técnico acho que vou ter a mesma postura”.

O seu ex-companheiro de seleção, Giovane, conquistou há pouco tempo pelo SESI o primeiro título da Super Liga como treinador. Você pensa em voltar para o vôlei, mas agora como técnico?

"Não tenho isso em mente agora. Fiquei muito feliz pelo Giovane. Nós todos aprendemos muito, por isso eu digo que não quero agora, mas quem sabe um dia".

Acha que a vida do Bernardinho na seleção terá ainda muitos anos?

“Eu acho que ele deveria ficar até morrer (risos)...Enquanto não achar alguém melhor do que ele não adianta trocar. A cada ano ele fica melhor, aprende cada vez mais...No momento não vejo ninguém neste nível”.

2 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista. Bernadinho é fantástico, queria ve-lo num....... TIME DE FUTEBOL> acho que faria sucesso, mexeria com a mídia....Porque não pergunta a ele se ele toparia??? abs Fabião, ala esquerdo, artilheiro e chutador.

    ResponderExcluir
  2. Bela entrevista com o Marcelo Negrão, um dos caras que ajudaram o vôlei a ser considerado o segundo esporte em importância no Brasil atualmente. Ele foi um dos que começaram. Mas o Bernardinho é realmente o gênio da bola. Não há no futebol um treinador tão importante como Bernardinho é pro vôlei.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...