Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A magia do futebol que sempre encantou o Brasil

Dentro e fora do alçapão, o Santos mostrou que o futebol arte além de agradar a todos pode sim ser vencedor. E não dá para negar que a Vila mais famosa do Brasil merecia há tempos a glória de uma final de campeonato, da conquista, da comemoração inflamada de mais uma geração de garotos que brilha à luz de seus holofotes.

A segunda conquista em três finais seguidas mostra que o Peixe sabe valorizar o Paulistão e tem feito dele combustível para outras conquistas. No caso, a Libertadores. O Santos segue forte na luta pela terceira estrela e muito em breve podemos acompanhar algo que se anuncia como a tônica dos próximos anos: Neymar dando show, levantando a taça e celebrando feito um moleque. Tomara que assim seja – principalmente com a camisa da Seleção.

Por não ser o maior rival de nenhuma equipe no país, o alvinegro da Vila Belmiro sempre contou com a simpatia do Brasil inteiro. O Santos de Pelé levava multidões aonde quer que fosse, tanto que preferiu ser campeão Mundial de 1963 no Maracanã lotado – feito igualado apenas por dois times, o Uruguai em 1950 e o Corinthians em 2000.

Primeiro nos tempos de Robinho e agora com Neymar, o Peixe está novamente nas graças do brasileiro, acostumado a ver brotar craques no solo fértil da baixada santista. Parabéns ao Santos, por alegrar os domingos de futebol e pelo bi campeonato Paulista, vencido com méritos.

Outros Estaduais

Enquanto muitos vão contra os estaduais, sigo sendo favorável a preservação dos campeonatos. Por fazer parte da cultura futebolística nacional e por colocar os rivais cara a cara. Os estaduais trazem para dentro de campo a rivalidade da padaria, da escola, do trabalho, aquela que faz a derrota ser amarga, a segunda-feira ser ainda mais difícil de acordar.

E como doeu o timbre do despertador na manhã dos atleticanos e dos tricolores gaúchos, ambos com a vantagem na mão após a primeira partida. No Sul, o Gre-Nal dos desesperados terminou com festa colorada em pleno Olímpico. Um pouco de ar para o técnico Falcão. Em Minas, a festa cruzeirense amenizou por ora a dor da queda precoce na Libertadores. Sorte do Roger, que festejou como se fosse um Copa do Mundo, esquecendo do cartão vermelho logo na primeira etapa do jogo da eliminação do Cruzeiro.

Em Goiás e na Bahia deu Davi contra Golias. Atlético-GO e Bahia de Feira derrubaram Goiás e Vitória, respectivamente. Mas nenhuma festa foi tão bonita quanto a do Santa Cruz. Na Série D há algum tempo, o torcedor do Santa contou as horas para o grito de campeão, e ele dentro do Arruda lotado. Festa inesquecível para os tricolores comandada pelo técnico Zé Teodoro, ex-jogador do São Paulo, e pelo centroavante Gilberto, que chegou a falar no canal Sportv como reforço corintiano, mas que está próximo de acertar com o Internacional.

2 comentários:

  1. A atuação do Corinthians na decisão de ontem foi lamentável. No primeiro tempo, um chute ao gol, do Jorge Henrique. Dentinho e Bruno César pareciam estar mais preocupados com suas futuras vidas na Europa. Foi triste. Paulinho parece que tem uma barreira mental que o impede de ousar. Não dá pra culpar o cara também. Não dá pra culpar nem o Tite, que bem ou mal levou o time pra decisão e, pelo menos, não passou vergonha (uma goleada ontem não seria injusta). Méritos totais ao Santos, que se preocupou apenas em jogar bola e, sim, marcar forte. É inegável que, em pouco tempo, Muricy Ramalho deu cara nova ao time da Vila.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos uma semana de idas e vindas no mercado futebolístico. Na sexta, Carpegiani estava fora. A multa de R$ 1 milhão por quebra de contrato e o título de Cuca, pelo Cruzeiro, em Minas fizeram com que o SPFC voltasse atrás. O técnico, até segunda ordem, continua. Uma verdadeira lambança! Se isso acontecesse no Palmeiras ou no Corinthians, falariam que as diretorias são péssimas. Mas o SPFC está longe daquele bom e velho São Paulo de Muricy Ramalho. O time era padrão de organização no Brasil.

    Agora outra bomba! O diretor de futebol do Santa Cruz, Constantino Junior, negou que esteja fechada a negociação entre o time pernambucano e o Corinthians pelo atacante Gilberto. O dirigente disse que que o Internacional entrou na briga para levar o vice-artilheiro do Campenato Pernambucano.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...