Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O sul-americano Porto dos recordes

Não é novidade para ninguém o excesso de jogadores estrangeiros que figuram as principais equipes europeias. Ano passado, a Inter de Milão, campeã da Champions League, não trazia no seu time titular sequer um jogador italiano.


O Porto, novo campeão da Europa League (torneio continental secundário), é outro exemplo de legião estrangeira, com um elenco repleto de sul-americanos. O time conta com diversos colombianos, argentinos e uruguaios.




A presença de jogadores brasileiros também é considerado ingrediente fundamental para um time campeão. No Porto, isso acontece desde os tempos de Cabral. A última vez que o time conquistou o Velho Continente, sob o comando de Mourinho, Deco e Carlos Alberto foram os heróis.




Desta vez, a principal participação de um jogador nosso não foi balançando a rede, mas sim numa bela defesa de Hélton no começo da segunda etapa. Foi o gol solitário do colombiano Radamel Falcão Garcia que garantiu a festa portuguesa com certeza.




Falcão foi considerado o jogador da decisão, única e exclusivamente por fazer o gol do título. A partida mesmo foi de baixo nível. Fazendo o que lhe é ofício, o colombiano virou história. As 17 vezes que sacudiu o filó deixaram para trás o recorde de outro goleador nato: o alemão Jürgen Klinsmann.




Além da dupla Falcão e Hulk, que marcou gols em 40 dos 53 jogos do time na temporada, outro segredo do campeão está sentado no banco de reservas – e às vezes em pé na área técnica: chama-se André Villas Boas. Auxiliar de José Mourinho entre 2002 e 2009 e frequentemente comparado ao mestre, o treinador também citou Pep Guardiola e Bob Robson como gurus.




Naquele papo de que um dia o discípulo sempre supera o mestre, Villas Boas tentará na próxima temporada ao menos igualar Mourinho, campeão da Champions League um ano após levantar o troféu da Copa da Uefa, hoje chamada de Europa League. Neste ano, cabe comemorar o fato de ter montado um time aniquilador de recordes.




Veja abaixo a lista de recordes quebrados pelo Porto:







  • Maior número de partidas invictas da história do clube, com 36, superando as 33 de José Mourinho.




  • Maior número de vitórias de um time português na Europa League, com 14.




  • Após 70 anos, o Porto teve o artilheiro e o vice-artilheiro do campeonato nacional. Hulk (23 gols) e Falcão (16).




  • Maior aproveitamento da história do Campeonato Português, com 84 pontos conquistados de 90 possíveis. Campeão Português invicto com 27 vitórias e 3 empates.




  • Maior vantagem sobre o segundo colocado, o Benfica, 21 pontos.




  • Maior sequência de vitórias consecutivas, 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...