Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Quanto tempo durará?

O Grêmio Barueri, esse novo clube que chegou à elite do futebol estadual e nacional, conseguindo oito acessos de divisões em impressionantes dez anos, deixou na grande São Paulo sua curta história para migrar cerca de 560 km rumo a Presidente Prudente, no interior paulista. Como fora informado que a prefeitura de Barueri não manteria mais o clube, dirigentes e governantes de Prudente fizeram uma proposta para que o Grêmio passasse a ser Prudente.



No início de 2010, a caravana chegou a “calorenta” cidade encontrando toda uma estrutura pronta. Centro de treinamento, alojamento, estádio. Porém faltava a cereja do bolo, o principal patrimônio que um verdadeiro clube pode ter, independentemente do esporte: o seu torcedor. Com a pior média de público do Brasileirão passado, 4.984 pagantes por jogo, o Prudente é reflexo da sociedade brasileira. A paixão por um clube não vai e vem em um simples estalo, ou uma canetada dos engravatados.



O Grêmio “itinerante” conseguiu vencer seu prazo de validade em exato um ano e quatro meses de história. Disputou quatro campeonatos de relevância nacional, dois Estaduais, um Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil deste ano.






Em seu primeiro desafio conseguiu um terceiro lugar no estadual de 2010, perdendo nas semifinais para o surpreendente Santo André. Naquele time o destaque era o experiente volante, hoje no Palestra, Marcos Assunção.



Mas o sol, antes forte, começou a se esconder atrás das nuvens em Presidente Prudente. O Grêmio da cidade foi rebaixado sucessivamente no Brasileirão 2010 e no Paulista deste ano. Seu último suspiro de existência foi uma vitória nas oitavas-de-final da Copa do Brasil 2011 contra o Atlético-MG, logo esquecida pela eliminação para o Ceará na fase seguinte.










Aqui jaz um clube no futebol brasileiro! É isso mesmo, caro leitor do Paixão Clubística. O Grêmio Prudente não existe mais. Pegou seus cacarecos e voltou a sua cidade natal, Barueri, sem deixar nenhuma história ou saudades ao futebol tupiniquim.



Não mais a prefeitura, mas um grupo de empresários trouxe seu filho pródigo de volta ao berço. Com o projeto sendo coordenado pelo ex-preparador físico da seleção brasileira, Moraci Sant`Anna, o “novo velho” Barueri já possui um treinador, Sérgio Soares, e data marcada para a reestreia, 20 de maio, no Serra Dourada contra o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro da Série B.


O Grêmio Barueri tenta, novamente, iniciar uma história no futebol. Espero que ele não siga ao pé da letra seu nome, Grêmio Barueri Futebol Limitado. Porque, assim, a caravana nômade terá que buscar um novo lar para viver e se alimentar.


PS: os valores da negociação de volta do Grêmio para Barueri não foram divulgados. O clube resolveu voltar para a grande São Paulo porque a prefeitura de Prudente não queria mais financiar a equipe. Barueri, então, aceitou investir novamente no time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...