Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pelé das traves, São Marcos é o maior da história do Palmeiras

O maior goleiro de todos os tempos vai ganhar um busto no Palestra
Por Alessandro Lefevre

O Palmeiras, o futebol, o Brasil e até a humanidade perdem com a aposentadoria de São Marcos de Palestra Itália. Mais do que de Palestra Itália, São Marcos foi um jogador de todas as torcidas. Goleiro do Pentacampeonato e exímio pegador de pênaltis, principalmente diante do Corinthians, Marcos para com a sensação de dever cumprido. Além de conquistar uma Copa do Mundo, ele foi fundamental no título inédito da Libertadores da América do Alviverde. Apenas essas duas conquistas já o colocariam na lista de maiores de qualquer clube da América do Sul. Mas o Goleiro (com G maiúsculo mesmo - o Cara é uma Santidade) é muito mais do que tudo isso.

Marcos atuou durante toda a vida no Verdão. No seu momento mais difícil no clube, após falhar no Mundial de Clubes diante do Manchester United, em 1999, e ver Roy Keane marcar o tento do título, Ele se recuperou em menos de seis meses. Na Libertadores de 2000, defendeu o pênalti decisivo na semifinal contra o Corinthians. Quem bateu? O maior jogador da história do maior rival. O mais vitorioso. Ele mesmo: Marcelinho Carioca. Especialista em bolas paradas, o ex-meia corintiano bateu bem, chutou firme. E o Marcão foi buscar. Que defesa!

Depois disso, nada mais importaria. Marcos deu entrevistas polêmicas, criticou jogadores, treinadores, subiu pra área adversária pra cabecear aos 20min do segundo tempo de uma partida... Talvez, na verdade, tudo isso tenha importado. Afinal, Marcos é o ícone da Paixão Clubística exacerbada. E é por isso também que tanta gente o idolatra.

São Marcos de Palestra Itália, agora que parou, não tenho medo de dizer, ultrapassou Ademir da Guia. Marcos é o maior jogador de todos os tempos da Sociedade Esportiva Palmeiras. E vou além: a Nossa Santidade é também o maior goleiro da história do futebol mundial. Não há ninguém com a história como a Dele. Marcos é o Pelé das traves.

E se não bastassem todas as conquistas dentro das quatro linhas e as entrevistas problemáticas para o clube e ótimas para a imprensa, o Arqueiro sempre foi um brincalhão e contador de causos dos bastidores do planeta bola. Manteve durante toda a carreira o jeito caipirão, típico de quem nasceu na pacata Oriente, no interior de São Paulo. E mais ainda. Sabe quanto o Verdão pagou por Marcos? Ele foi contratado no início da década de 90 por doze pares de chuteiras, junto ao Lençoense. Doze pares de chuteiras.

Marcão, você vai deixar uma enorme lacuna nos corações de todos os palmeirenses e admiradores do futebol. Até quem  não gosta de esporte gosta de você. Quem não se lembra da Sua última aparição contundente? Depois de tomar um sonoro 6 a 0 do Coritiba, na Copa do Brasil do ano passado, Marcos mandou esta:


Não tem como não gostar de São Marcos. Até os corintianos, que viram ele pegar pênaltis em duas Libertadores, respeitam o Arqueiro. Vejam a defesa mais importante da trajetória de São Marcos:


Aqui fica o meu muito obrigado!

7 comentários:

  1. Uma Copa do Mundo brilhante e uma caçada de borboleta de que dou risada até hoje. Brincadeiras a parte, um dos melhores goleiros que já vi, senão o melhor debaixo das traves. Acompanhado de toda essa técnica, uma personalidade simples, tipica de um interioano, uma integridade e carater não muito comum ao meio que vive, defendeu como poucos e com muito amor uma única camisa. Hoje para tristeza de muitos alviverdes, O Santo deles, São Marcos se aposenta. Meu sincero respeito ao Marcos

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha. Van der Saar ganhou quantas Copas mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, Zooba! O Marcão merece mesmo o respeito e admiração de todos, independentemente da torcida!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, Zooba! O Marcão merece mesmo o respeito e admiração de todos, independentemente da torcida!

    ResponderExcluir
  5. Txt irretocável! O único problema é a comparação proposta. O MARCOS não é o Pelé das travces.

    O Pelé que é o MARCOS da LINHA

    Thiago Comparini

    ResponderExcluir
  6. Na boa, copas ganhas não são um bom benchmark para um goleiro. O cara depende 100% do resto do time para ganhar uma copa.

    "In the 2008–09 season he set the world league clean sheet record by not conceding a single goal for 1,311 minutes."

    Pega essa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...