Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O despertar do Gigante

Por Lucas Bueno

Há anos, mais exatos oito, os tricolores paulistas não viam uma reformulação no plantel como essa de agora. Em 2004, Cuca chegou ao São Paulo, com o desafio de liderar o tricolor em uma Libertadores, depois de uma década fora do principal torneio das Américas, trazendo na bagagem quatro jogadores "seus", Fabão, Josué, Danilo e Grafite, que se destacaram no Campeonato Brasileiro pelo Goiás.

Hoje, a necessidade de transformação do elenco tricolor se deve muito mais por uma nova filosofia empregada do que pela qualidade dos seus jogadores. A turminha do leite com pêra, liderada por Dagoberto e Marlos, saiu sem deixar saudades. No total, oito já se despediram do Morumbi. Em contrapartida, chegaram seis. Porém, até a contratação de Jadson, cravava com toda a certeza, que o São Paulo seria o mesmo de 2011, incerto e sem força. As dispensas estavam melhores que as contratações.


O camisa 10 de qualidade chegou, a lacuna que existe no ataque, ao lado de Luis Fabiano, é quase certo que será preenchida por Nilmar. Aí meus amigos do Paixão, o gigante adormecido volta com a força do Soberano. E o treinador Emerson Leão terá diversas formações ofensivas para "brincar". 

Com o marcador lateral paraguaio, Píris, pela direita, Fabrício e Wellington protegendo a linha defensiva, Leão pode abdicar do sistema com três zagueiros, já que Rhodolfo é o dono da posição e o único confiável do setor. Os novos, Paulo Miranda e Edson Silva, ainda não transmitem confiança ao torcedor.

Assim, o São Paulo pode variar seu esquema tático jogando num 4-4-2 clássico, com dois meias de qualidade abertos, Lucas pela direita e Jádson pela esquerda, num 4-2-3-1 ou o meu preferido, 4-2-1-3. Três atacantes, Lucas - Luis Fabiano - Nilmar, com o camisa 10 centralizado atrás da linha ofensiva. Outra vantagem nessa temporada é ter, pela esquerda, um Cortez que faz a ultrapassagem, querendo jogo a todo momento.


O torcedor está esperançoso. Viu na estreia do Paulistão, um São Paulo que não estava familiarizado a acompanhar: tocando a bola, pressionando o adversário na maior parte do jogo e buscando sempre o gol. Se a reformulação de 2012 der certo como a de 2004, os são-paulinos terão muitos motivos para sorrir nos próximos anos.

6 comentários:

  1. Sem dúvida o elenco está forte, ainda mais se chegar o Nilmar. Mesmo o Botafogo não sendo base para nada, ano passado passamos por apuros contra times do mesmo nivel, a vontade parece ter mudado, vamos ver no decorrer do ano, como disse o Fabuloso, não adianta ganhar do Botafogo, do Oeste e depois amarelar e perder dos grandes. Vamos ver. Fé que este ano será TRICOLOR, VAMO SPFC!!!

    ResponderExcluir
  2. Como o Nilmar ainda é especulação, pensei numa formação em losango, que acho que deixaria o time bem equilibrado...

    Faria um losango com Wellington, Denilson pela direita, Cícero pela esquerda e o Jadson como o meia de ligação.

    (Considero o Fabrício um dos maiores entregadores de ouro que já atuaram no meu time - o Coringão)

    Na frente, Lucas e LF9.

    Oq acham?

    ResponderExcluir
  3. O caso do Fabrício é um pouco mais difícil. Ele, a princípio, é o homem de confiança da diretoria. Acredito que ele vai ser um personagem, querendo demonstrar a todo momento raça, vontade do que um jogador para ser titular do São Paulo. E outra, o Denilson voltou do Arsenal muito abaixo do que prometeu.
    Na frente, com Nilmar, o tricolor do Morumbi terá um time muito ofensivo. Um esquema em losango, com três volantes, e boas peças de ataque no banco, seria muito retranqueiro. Se querem novos tempos no SPFC, a filosofia de jogo também tem que mudar.

    ResponderExcluir
  4. Nilmar deve fechar. Com ele eu jogaria com RC (Denis) - Piris, Edson Silva Rhodolfo e Cortes, Fabricio, Wellington e Jadson; Lucas, Nilmar e Fabuloso, sem ele com o Fernandinho no lugar do Nilmar. Os dois volantes dariam segurança para o time, com o Jadson mais solto e apoio constante dos laterais. Ficaria forte e ofensivo, mas sem se desproteger.

    ResponderExcluir
  5. Ah mlk!!! Eh cedo pra ficar confiante... mas ter fé eh isso... acreditar em algo que não pode ser provado!!! Tenho muita fé!! E vi ontem... debaixo de mta chuva... um São Paulo que não via a algum tempo!!! Eu tenho fé sim!!! E vou ateh o final para conquistarmos novamente o status tão temido pelos outros time!!! Tenho fé... tenho fé D+!!!!

    ResponderExcluir
  6. Apesar do adversário perdido em campo, realmente deu pra notar principalmente mudança de postura no time, os caras correram e jogaram com vontade, praticamente o tempo todo e já com o resultado garantido. Fazia bastante tempo mesmo que não via esta vontade no Sao Paulo. Podem falar o que quiser do Leão, mas que ele cobra os caras de uma forma diferente de outros, isto é verdade e é parte do que o SP precisava. Tem que jogar assim os clássicos tb, tem que apertar a marcação, correr, suar e jogar com raça!! PORRA MEU, VAMO TRICOLOR!! TA NA HORA DE DESPERTAR E MOSTRAR PQ ERES SOBERANO!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...