Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

É "Paulistão" ou "Paulistinha" ?

Por Fábio Votu
Não muita coisa mudou no Paulistão, aliás quase nada. Os grandes, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, continuam sendo os favoritos ao título. A Portuguesinha, ainda dá um suspiro maior que outros, e sempre é apontada como possível candidata a aprontar. De resto, os "pequenos", continuam a não botar medo nos "maiores". Sendo assim, o Campeonato Paulista, é mesmo "Paulistão", um campeonato de nível alto disputado por 20 equipes de qualidade, ou é "Paulistinha", um torneio onde apenas quatro times são favoritos e o resto é tudo" tapa buraco"?
Falemos dos times mais distantes da capital, aqueles que são mais próximos do rincão do estado. Esqueça, Guarani e Ponte Preta. Esses estão sempre aí, cambaleando ano sim, ano não, os dois times campineiros, ainda de certa forma apresentam dificuldade aos grandes. Bragantino, Mogi Mirim, Paulista, Ituano, Guaratinguetá e São Caetano ainda estão um patamar acima também. Jogar em Bragança, também não é lá uma moleza, o Sapão, já teve o tradicional carrossel caipira, sobrevive mais das histórias do passado, mas tem lá ainda sua tradição. Jundiaí e Itu, com Paulista e Ituano, também já vêm se consolidando como cidades de primeira divisão no Paulista, há anos sustentam e seguram seus times na divisão mais alta do estado.  O Guará, já teve seus 15 minutos de fama, quando ficou entre os 4 primeiros no Paulista de 2008, depois disso, nada mais. E o São Caetano, nunca mais foi o mesmo dos anos 2000, aliás, acho que nunca mais será!
                                Os times do interior completam o Campeonato, ou também dão qualidade a ele?
Mas, então, e aqueles clubes do rincão do estado, é....  aqueles distantes mesmo da capital, são mesmo perigosos? Mirassol, Oeste de Itápolis, Comercial, Botafogo, Catanduvense, Linense, XV de Piracicaba... Eles são do "Paulistão" ou "Paulistinha"? Mirassol, é uma cidade que fica a cerca de 470km de São Paulo e tem uma população com aproximadamente 40 mil habitantes. Vamos dizer que a população de Mirassol, quase cabe toda no Pacaembú! O Leão da Noroeste há tempos se mantém na primeira divisão, e tem sim uma administração séria e competente. O "suador" que a equipe deu no Corinthians na primeira rodada não foi um jogo de sorte. No ano passado o Timão passou apertado pra vencer o amarelinho também, foi 3 a 2, de virada e no finalzinho!
Oeste de Itápolis não vem apresentando a mesma força regular do Mirassol, mesmo assim esteve entre os 8 melhores no Paulista passado, o que prova que o time não brinca em serviço. Comercial e Botafogo, ambos da cidade de Ribeirão, também não são coitadinhos. Aliás, se puxarmos na história, são clubes de grandes feitos no estado, mas tudo isso em épocas passadas. O XV de Piracicaba, tá aí de novo, já teve sua força é verdade, voltou animado para a primeira divisão, tanto que o time "sensação" do Brasil, o Santos, ficou só no empate na primeira rodada. No meio de todos esses times ainda tem o Catanduvense e o Linense, talvez os "sacos de pancada" deste campeonato. Ambos, são de cidades de cerca de 150 mil habitantes. Na minha opinião, já são heróis de terem times na A1! O Catanduvense é um dos estreantes na primeira divisão, enquanto o Linense, que já disputou edições passadas, nunca deu muito trabaho.
Mas afinal torcedor, eu falei, falei, falei.... e não consegui me decidir até o final deste texto, o Paulista, é mesmo "Paulistão", ou "Paulistinha" ? No final de tudo, serão novamente Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras, ou pode pintar intrusos?

Um comentário:

  1. Só atrapalham meu amigo tanto paulista quanto os outros campeonatos regionais só atrapalham fazem os tecnicos perderem seus empregos com um campeonato que não vale nada

    belo trabalho fabio

    abraço Gustavo Dias

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...