Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Inverno e Brasileirão

Fábio Júnior é a esperança de gols do América-MG. Será que ele pede a música?

Neste sábado (21), após longos e tenebrosos estaduais, o certame nacional está de volta. Dez jogos por rodada no torneio mais equilibrado do mundo. Na sua 41ª edição, o Campeonato Brasileiro chega ainda mais charmoso, com clássicos de cabo a rabo. E o Paixão Clubística preparou um especial pra você entender quem realmente tem a chance de levantar a taça e quais são os times que amargarão o descenso no fim do ano.

América-MG
O destaque do Coelho é o veterano Fábio Júnior. Meu Deus! E o pior é que ele foi artilheiro do Campeonato Mineiro com 13 gols. Para o América-MG, depois de ficar dez anos longe da Série A, permanecer na elite do futebol nacional já será um título. Mas não acho que tenha banca pra isso. Deve cair.

Atlético-GO
É outro que dá adeus à Primeira Divisão. Os destaques do time são o bom goleiro Márcio e o treinador PC Gusmão. Campeão estadual, se realmente for rebaixado, ficará clara a crise pela qual passa o futebol goiano.

Atlético-MG
Mais uma temporada em que o clube não passará de uma Sul-Americana. O plantel é bom. Mas o Galo não tem cara (e nem nome) de campeão. Dorival Júnior pode fazer com que o time tenha boas atuações. Acredito no Atlético-MG como o cavalo paraguaio da competição.

Atlético-PR
Com Adilson Batista no comando, o Furacão deve jogar pra frente. A eliminação para o Vasco na Copa do Brasil mostrou que o time ainda vive altos e baixos, principalmente fora de casa. Jogando na Arena da Baixada, o Atlético-PR é sempre favorito. Mas quando atua como visitante vai mais uma vez depender das bolas paradas de Paulo BeckenBayer. Trazer Cléber "Feijoada" Santana foi um erro. Vai brigar pra não cair.

Avaí
Será um dos finalistas da Copa do Brasil. Time que sabe jogar com a bola nos pés, mas que tem deficiências na marcação. Na Ressacada, vai complicar os grandes. Jogando fora e arrumando um ou outro empate, deve ficar numa posição intermediária na tabela. O cérebro do time será, pra variar, Marquinhos. Silas fez bem de voltar ao clube. Em Floripa, o pessoal tem paciência com ele.

Bahia
O filósofo René Simões tem Jóbson e Souza no ataque. Em times de menor expressão, a dupla pode dar certo. Bahia briga pra não cair. Mas a fase do futebol baiano é de arrepiar orixás.

Botafogo
Tem gente que fala que o Fogão é time grande. Talvez fosse em 95. Hoje não é mais. Vai brigar pra não cair porque Loco Abreu já não é mais o mesmo, porque Maicosuel tenta ser alguém e ainda porque o goleiro Jefferson nunca foi ninguém. O bom técnico (e ex-estagiário) Caio Júnior, que sabe trabalhar com elencos limitados, é a esperança dos alvinegros cariocas.

Ceará
Tem a torcida mais espetacular do Brasil, a Cearamor. Se não desperdiçar pontos contra times que vão lutar pra não cair, principalmente quando atuar em Fortaleza, o Vovô garante vaga na Sul-Americana. Wágner Mancini precisa de um substituto para o velho meia Geraldo, de que a sorte continue ao lado de Washington Orelinha e de atuações firmes do goleiro Fernando Henrique.

Corinthians
Com a chegada do meia Alex, ex-Internacional e que estava no futebol russo, o Timão não deve se preocupar com o rebaixamento. Uma vaga na Sul-Americana fica no Parque São Jorge. Se Adriano e Emerson resolverem entrar em campo, o Coringão pode beliscar uma vaga na Libertadores. Apesar de que eu nunca sei se é bom para o Corinthians disputar a principal competição do continente.

Coritiba
Se chegar à final da Copa do Brasil, deve manter o foco no torneio e esquecer um pouco do Brasileirão. Apesar de ser a sensação da temporada até aqui, o Coxa ficará numa posição intermediária na tabela do Nacional. O destaque é o conjunto. Sem nenhum craque, o Coritiba deve mesmo focar todas as suas forças na competição mata-mata. Não tem elenco pra brigar pelo título em disputa por pontos corridos.

Cruzeiro
Cuca precisa manter a estabilidade emocional. Com Montillo em fase espetacular há pelo menos dois anos, a Raposa é favorita. Ainda mais agora que foi eliminada da Libertadores. A equipe poderá focar apenas no Brasileiro.

Figueirense
Esta é a grande incógnita do Brasileirão. Jorginho como treinador (eca! argh!) e Lenny, o menino de vidro, como grande estrela... O que esperar do Figueira?

Flamengo
Depois de fazer bela partida contra o Ceará, em Fortaleza, a torcida do Mengão parece estar confiante. Ronaldinho Gaúcho não é mais o mesmo, mas seus lampejos de genialidade credenciam o Rubro-negro a lutar por uma vaga na Libertadores.

Fluminense
O atual campeão garante vaga na Sul-Americana. O desvio na curva do ano passado tem nome: Muricy Ramalho. Fred é craque, mas machuca muito. Conca já não está na boa fase do último ano. Um time que deixa Cavalieri no banco de Berna não pode ganhar nada no ano. E não acredito que Abel Braga tenha capacidade de mudar muita coisa.

Grêmio
Em qualquer torneio que tem Grêmio como participante é melhor se preocupar. O Boca Juniors brasileiro é um time difícil demais de ser batido, principalmente no Olímpico. Borges, que deve ser dispensado, é uma boa alternativa para clubes que precisam de um centroavante. Sempre gostei dele, mas pelo visto questões pessoais impedem o atleta de render tudo o que pode.

Internacional
A eliminação para o Peñarol na Libertadores ficou menos dolorida após a conquista do Gauchão. D`Alessandro é o maestro do time. Com ele em boa fase, o Inter vai longe. Tudo isso se o aprendiz Falcão não atrapalhar. O ex-Global não me passa nenhuma confiança. Técnico tem que gritar.

Palmeiras
Com o elenco que tem, é time pra ficar, mais uma vez, entre os dez primeiros. Felipão deve mais uma vez focar na Sul-Americana, que dá vaga na Libertadores e é disputada no formato de mata-mata, especialidade do treinador. Se o Mago "Fibrose" Valdivia resolver jogar e Felipão parar de inventar Rivaldos e Luans, o Verdão pode alçar voos mais altos. O Palestra Itália está fazendo falta.

Santos
O melhor clube do Brasil conta com o terceiro melhor jogador do mundo. O pequeno-deus Neymar tem feito chover. Jogador diferenciado que pode decidir a partida em um lance. Outro diferencial: o multi-campeão Muricy está na Vila. Santos é favorito ao título mesmo se conquistar a Libertadores.

São Paulo
A diretoria já não é mais padrão pra nada. Depois da lambança no caso Carpegiani, o Tricolor lutará, como sempre, por uma vaga na Libertadores. Lucas precisa mostrar a que veio. E William José tem que ser titular. Com Alex Silva na zaga e em péssima fase, o SPFC pode penar um pouco mais.

Vasco da Gama
É o único dos ditos grandes nas semifinais da Copa do Brasil. Mas já foi muito longe. Diego Souza pode ser o ponto fora da curva de um time mediano. Lutará por uma vaga na Sul-Americana. Ricardo Gomes é um dos que não terminarão o campeonato no comando do mesmo clube

6 comentários:

  1. Não concordo com algumas coisas, mas gostei das avaliações. Wiliam José titular e L. Fabiano no banco? Eu realmente não acho que o Palestra Itália esteja fazendo falta... o Palmeiras sempre levou bucha lá. Agora tenho que concordar que o glorioso Fogão, infelizmente, não pode mais ser chamado de time grande.

    ResponderExcluir
  2. O Alê só pode estar de brincadeira. Falar que o Timão poderia brigar para não cair é muita paixão clubística.

    De certo é que Cruzeiro, Santos e Inter largam um pouco na frente dos demais. O São Paulo poderia estar nesse grupo, mas despirocou depois da eliminação.

    Acho també, que Vasco, Flamengo e Fluzão chegam para disputar taça e, consequentemente, vaga na liberta.

    Mas a taça vai ficar mesmo na mão do capitão Chicão. Émerson Sheik seré tri brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. O Tuca é um fanfarrão. Falar que o Emerson será tri é muito mais Paixão Clubística!

    ResponderExcluir
  4. Pitokera, boa análise! Claro que há uma ou outra distorção por motivos óbvios, mas concordo contigo até em relação ao meu Timão.

    Com o fraquíssimo Tite no banco de reservas, resta a Fiel Torcida acreditar na camisa e rezar por uma força de São Jorge. Mas o Corinthians está se reforçando, e bem!

    E o profeta Tuca disse sábias palavras: Émerson Sheik será tri brasileiro!

    ResponderExcluir
  5. Realmente o time do Corinthians pode render mais. O Tite não está em boa fase, Rapha. Mas tem alguém bom pro lugar dele? Trocar seis por meia-dúzia é complicado também. Afinal, os treinadores têm uma multa rescisória absurda hoje em dia. Acho que o Timão poderia apostar no Emerson Leão ou no Professor Joel Santana.

    ResponderExcluir
  6. Papai Joel caía bem no Timão. Depois do "Titês", nada como a linguagem da bola do Papai Joel.

    Analisando bem o que falei, acho exagerado colocar o Vasco na briga pelo título.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...