Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Ruim de negócio

Por Tuca Veiga

De uns tempos para cá a diretoria corintiana se tornou um exemplo de boa gestão. Após anos de obscuridade sob o comando ditatorial e aproveitador de Darth Dualib, a patota de Andrés assumiu, profissionalizou a diretoria e levou o time da Série B ao topo do mundo.

Muitos são os êxitos da gestão nos últimos anos. Partindo do marketing, passando pelo sistema de sócio torcedor, contratações pontuais, manutenções de treinadores em momentos de dificuldade e por aí vai.

Mas um coisa me impressiona há algum tempo. É impressionante a falta de capacidade da diretoria para fazer bons negócios quando jogadores alvinegros são assediados. Pós Copa do Brasil, André Santos e Cristian – que além de serem chaves no esquema tinham identificação com a torcida – foram vendidos por uma pechincha.

Na época, o discurso de Andrés era de que quando o jogador quer sair, não tem jeito. E desde então isso tem sido levado a ferro e fogo. Transição ruim atrás de transição ruim. Para não citar cada uma delas, vou direcionar para a mais recente, que me motivou a escrever este texto: a negociação do zagueiro Marquinhos.



Uma das maiores joias da base corintiana nesta década, o jovem desde cedo foi elogiado e aproveitado por Tite. Com um sistema defensivo forte, o treinador manteve o jovem no banco, ganhando experiência, entrando de vez em quando e crescendo a cada jogo e a cada treino.

Eis que, ano passado, surgiu uma proposta da Roma – que já havia comprado outro defensor, Leandro Castán – que agradou muito ao jovem. Marquinhos pediu para ser negociado. A proposta era por empréstimo de um ano. Uma pechincha por um garoto de talento abundante e que todos perceberam cedo. Como se não bastasse, ainda havia uma cláusula que garantia aos italianos prioridade de compra com preço já estipulado – aproximadamente oito milhões de reais

Acontece que, nem sequer o garoto completou um ano na Roma (foram 20 jogos, 17 como titular) e os italianos receberam uma proposta do Milan que gira em torno de 25 milhões de euros. Algo como 65 milhões de reais. E recusaram. É mole ou quer mais? Se tivesse paciência e visão de mercado, o Corinthians poderia receber 800% do que chegou aos seus cofres.

Por essas e outras, sigo achando que o Corinthians é o pior vendedor do Brasil.

3 comentários:

  1. Você acha que ele vale tudo isso?

    ResponderExcluir
  2. O Marquinhos está jogando muito na Roma. Conquistou a vaga de titula, é um zagueiro versátil e consegue até jogar de lateral fechando a linha de quatro. Muitos clubes já o querem, já que a Roma não tem tanta grana para segura-lo.

    ResponderExcluir
  3. Excelente jogador!
    Muito bom mesmo!
    Zagueiro rápido, técnico, posiciona-se muito bem, tem tempo de bola, boa impulsão.
    Me agrada muito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...