Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Retrocedemos


Por Tuca Veiga

Se a primeira impressão é a que fica, não há como negar, nosso time deu alguns passos atrás. Diante de uma Inglaterra pouco mais entrosada, Felipão trouxe de volta situações que Mano já havia superado.

O Neymar tímido e limitado à faixa esquerda de campo – como Ronaldinho nos velhos tempos – é apenas um dos exemplos. Ano passado, ele tinha mais liberdade, jogava quase como um ponta de lança. Me agradava mais. O retorno dos testes quando a necessidade é de vitórias talvez seja outro exemplo.

Colocar Arouca e Jean nos lugares de Ramires e Paulinho apenas para ver o que os novatos podem render foi, inegavelmente, atestar que o resultado não era o que mais importava. Mas, cá entre nós, nesta essa altura da preparação, a vitória importa e importa muito.

De positivo, ficam as atuações de Fred, que deve ter atormentado o sono de Luís Fabiano nesta noite, e de Júlio Cesar, que traz um peso muito grande à meta brasileira e dá a experiência que às vezes falta ao jovem escrete canarinho.

Terminado o jogo, passei pelos canais que debatiam o jogo e, além do descontentamento, outro pensamento era comum a todos: com Mano as coisas estavam engrenando. Rapidamente me lembrei de quando encontrei o presidente da CBF em Tóquio, às vésperas da final entre Corinthians e Chelsea. Não conheci ali um presidente de confederação. Conheci um torcedor.

Com a boca suja e o linguajar da 'boleiragem', expelia palavrões, criticava Mano exageradamente e sem o menor pudor. Lembrava os piores cartolas que já conhecemos. Não me admira nada que, depois do futebol meia-boca da final do Superclássico, ele tenha decidido interromper um trabalho que começava a agradar. Marin bradava: “Mano levou 16 goleiros, agora responde pra mim, quem é o camisa 1 da Seleção?”.

Embora tivesse certa razão no comentário, mostrando algum conhecimento de futebol, eu só conseguia ver um torcedor irresponsável na minha frente. Se a Seleção ainda não tinha um goleiro, já tinha um sistema defensivo consolidado – Dani Alves, Thiago Silva, David Luís e Marcelo. Mano encontrou a posição de Neymar e deu-lhe um garçom, Oscar, que certamente tem uma gratidão sem tamanho com o técnico. Kaká vinha dando um toque de maturidade, outro diagnóstico de dois anos de trabalho, e a dupla Ramires e Paulinho poderia – como ainda pode – se consolidar.

No entanto, como não adianta chorar sobre o leite que Marin fez questão de derramar, nos resta torcer para a experiência de Felipão e de Parreira devolver nosso selecionado ao caminho das vitórias. Mas agora não dá mais pra testar. É definir o time, buscar uma concepção de jogo e vencer. Vencer. E isso Felipão sabe. Ganhar sem ter a necessidade de jogar bonito. Chegamos, infelizmente, nesse ponto. 

Sorte ao Felipão. 

2 comentários:

  1. Falta mais um meia para jogar junto com o Oscar, mais um criador, um cara que pensa. O Oscar foi o melhor jogador ontem, realmente jogou demais, mas o time não ajudou. Não vemos criatividade nenhuma na seleção. Virou um futebol inglês. Se a Inglaterra estivesse de amarelo e o Brasil de branco, não saberiamos destinguir quem era quem!

    ResponderExcluir
  2. A próxima vez que você encontrar com o Zé das medalhas, fale que ele deve um titulo nacional para o Coritiba, e tome cuidado com a carteira.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...