Páginas

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Juventus, PSG, Manchester e Borussia na frente

Por Gabriel Duque

A primeira rodada das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa não revelou nenhuma grande surpresa. A Juventus está com as duas mãos na vaga, o PSG encaminhou a classificação e Manchester United e Borussia Dortmund saíram em vantagem nos confrontos mais equilibrados.

Apesar da pressão de jogar na Escócia, onde o Celtic bateu até o poderoso Barcelona, a Velha Senhora não tomou conhecimento e sapecou um 3 a 0 para praticamente sepultar as chances do adversário. Com Pirlo de maestro e um time bem entrosado com Matri, Marchisio e Vucinic no ataque, a equipe italiana começa a dar sinais de que pode incomodar os principais favoritos. A última grande campanha da Juve foi na temporada 2002/03 quando foi vice-campeã perdendo o título nos pênaltis para o rival Milan.

Se a situação da Juventus está resolvida, o PSG tratou de complicar o que estava tranquilo. Com 2 a 0 a favor jogando fora de casa, o time francês levou um gol no fim e viu seu astro Ibrahimovic ser expulso na sequência. A vantagem ainda é boa e, em Paris, Lucas, Lavezzi e Pastore têm a missão de comandar a equipe.



Com a melhor pontuação e a melhor defesa da primeira fase, o milionário PSG tenta fazer história e se tornar o segundo clube francês a faturar o título da Liga dos Campeões. O único campeão do país foi o Olympique de Marseille na temporada 1992/93.

Após dois duelos com vantagens claras, Manchester United e Real Madrid travaram o clássico da rodada. O empate no Santiago Bernabéu deixa os Diabos Vermelhos, de Rooney e Van Persie, em boa situação para a volta, mas os merengues, de Cristiano Ronaldo e Mourinho, não estão mortos e basta uma vitória simples para desbancar os ingleses.



Contudo, para o bem ou para o mal, o retrospecto recente de ambos pode pesar. Nas últimas cinco edições, o Manchester levantou um título e foi vice duas vezes. Já o Real não se sagra campeão desde a temporada 2001/02 quando tinha no elenco Zidane, Raúl, Roberto Carlos e Figo.

Para fechar os primeiros embates, Borussia e Shakhtar fizeram o jogo dos times surpresas da primeira fase, já que desbancaram respectivamente Manchester City e Chelsea em seus grupos. É uma pena saber que um deles será eliminado agora. Seria interessante ver até onde conseguiriam chegar enfrentando grandes adversários. Porém, o sorteio assim escolheu.

O clube de Donetsk, sem seu melhor jogador – Willian -, que se transferiu para o Anzhi, empatou em casa na ida e deve enfrentar grande pressão na volta com a torcida para lá de entusiasmada do Dortmund. Atual bicampeão alemão, o Borussia busca colocar o futebol germânico de volta ao topo e conseguir seu segundo título da Liga dos Campeões após ter conquistado a edição de 1996/1997. O jogo entre Shakhtar e Borussia promete muita emoção e muitos gols, já que os dois times são bem ofensivos.

Na próxima semana, as outras quatro partidas de ida das oitavas de final serão realizadas. Quem será que largará na frente?

Terça, 19 de fevereiro
15h45 Porto x Málaga
15h45 Arsenal x Bayern de Munique

Quarta, 20 de fevereiro
15h45 Galatasaray x Schalke 04
15h45 Milan x Barcelona

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...