Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cruzeiro, Altético-MG e a rivalidade das Minas Gerais




Por Luiz Felipe Fogaça

Nos últimos anos Atlético-MG e Cruzeiro vem fazendo os clássicos mais equilibrados do Brasil, ambos, porém sem ganhar títulos de destaque. A ausência de conquistas, não quer dizer que os times venham fazendo feio, pelo contrário, além de sempre começarem como protagonistas, caso do Galo em 2013, ano após ano, uma das duas equipe sempre chega no pelotão de frente e belisca uma vaguinha na Libertadores pelo menos.

Desde o Brasileiro de 2007, em que vi um dos jogos mais impressionantes da minha vida, em que teve duas viradas, jogador expulso, golaço, todos os ingredientes de um belo clássico e o time azul bateu o alvinegro por 4x3, que eu assisto a todos os clássicos entre os mineiros, nem que seja na reprise.


Eis que no primeiro jogo do ano entre as duas equipes, quem brilhou foi o Cruzeiro sem seu principal jogador das últimas temporadas. Se o Mineirão deixou a desejar e apresentou problemas, que vão da venda de ingressos à ausência de água, inclusive para comprar. Fato o que não é surpresa para ninguém, deve se repetir em muitos estádios e parece estar bom só para Ronaldo e sua trupe.

O mesmo não se pode dizer do jogo, que foi bom. O time da Raposa, sem contar com Montillo e sem nenhum grande reforço viu o novo técnico Marcelo Oliveira armar bem o time, que marcou bem, foi veloz e conseguiu vencer o rival. Como no Coritiba, o técnico pode fazer sucesso nas Minas Gerais, mas dificilmente terá hesito em um campeonato de tiro longo como o Brasileiro, na Copa do Brasil, já são outros 500 e mesmo sendo disputada pelos principais times neste ano, o Cruzeiro tem tudo para incomodar. A aposta é pelo conjunto, já que  aparentemente o clube não tem ninguém que possa decidir individualmente.


Se o Atlético-MG esta em alta com Ronaldinho ditando bem o jogo e sem se esconder, com Bernard incomodando por todos os cantos do campo, nem a derrota para o Cruzeiro vai ser capaz de mudar isso. A chegada de Tardelli, ídolo recente do Galo tem tudo para resolver os problemas do time e alçar a equipe ao degrau mais alto do pódio.  Entre os torcedores e qualquer bom observador é nítido que o que faltava no time é alguém para empurrar a bola para o gol. No ano passado e já no clássico desse ano, Jô se cansou de perder gols e não tem condição de ser protagonista neste time, já como suplente é uma excelente opção.


Agora resta saber, qual metade vai terminar o ano comemorando e tripudiando da outra. A certeza é de grandes clássicos e bons jogos envolvendo as duas equipes, que sempre buscam o ataque.

3 comentários:

  1. O resultado ficou até bom para o Atletico. Se fosse de 4 ou 5 não seria exagero, pois o Cruzeiro jogou demais da conta e perdeu muitos gols na cara!! O Atlético só batia, batia e dava chutão!! Foi ridículo assitir a conivência do trio de arbitragem mineiro em relação à pancadaria do time atleticano. Foi agressão atrás de agressão. Leonardo Silva deu um soco criminoso nas costas de Anselmo Ramon e não ganhou nem o amarelo. Já Ronaldinho é muito covarde nas divididas. Deixa sempre o cotovelo e entra com os joelhos acima da cintura dos marcadores. A imprensa esportiva mineira é outra vergonha para o Estado de Minas: é muito escancarado e nitido como os comentaristas demonstram sua torcida pelo Atletico, deixando o profissionalismo totalmente de lado, dando xiliques, etc. Sinceramente, se pensarmos racionalmente, veremos que comentaristas de futebol não servem para nada, não acrescentam nada para ninguém. Como seria bom se pudessemos assistir aos jogos da TV somente com o som ambiente do estádio...
    O Cruzeiro realmente vai encomodar muito, como sempre faz, mas este ano vai brigar por títulos novamente em todas as competições que disputar.
    Realmente o time promete.

    ResponderExcluir
  2. Discordo do início do seu texto (Nos últimos anos Atl-MG e Cruzeiro vem fazendo os clássicos mais equilibrados do Brasil), SUA AVALIAÇÃO ESTA INCORRETA, não há equilíbrio nos últimos anos em clássicos. Nos últimos 14 jogos o Cruzeiro venceu a metade, empatatou 02 e perdeu apenas 4 jogos.
    Sou obrigado a fazer nova correção quando vc diz que "ano após ano, uma das duas equipe sempre chega no pelotão de frente e belisca uma vaguinha na Libertadores pelo menos" você deveria ter dito que o Cruzeiro vez por outra vem beliscando uma vaguinha para a Libertadores, já que o outro time só conseguiu esse feito AGORA em 2012.

    Realmente temos tido bons jogos nos clássicos regionais contra o rival citadino e acredito que o Cruzeiro esse ano possa voltar a seu lugar, disputando as 1ªs posições nos campeonatos que disputar.

    Abçs e Sds. celestes.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo nos últimos 13 jogos o Cruzeiro venceu mais da metade: 7.

    12/10/2009-Atl-MG 0 x 1 Cruzeiro-Brasileiro 2009
    20/02/2010-Atl-MG 1 x 3 Cruzeiro-Mineiro 2010
    01/08/2010-Atl-MG 0 x 1 Cruzeiro-Brasileiro 2010
    24/10/2010-Cruzeiro 3 x 4 Atl-MG-Brasileiro 2010
    12/02/2011-Cruzeiro 3 x 4 Atl-MG-Mineiro 2011
    08/05/2011-Atl-MG 2 x 1 Cruzeiro-Mineiro 2011
    15/05/2011-Cruzeiro 2 x 0 Atl-MG-Mineiro 2011
    28/08/2011-Atl-MG 1 x 2 Cruzeiro-Brasileiro 2011
    04/12/2011-Cruzeiro 6 x 1 Atl-MG-Brasileiro 2011
    08/04/2012-Atl-MG 2 x 2 Cruzeiro-Mineiro 2012
    26/08/2012-Cruzeiro 2 x 2 Atl-MG-Brasileiro 2012
    02/12/2012-Atl-MG 3 x 2 Cruzeiro-Brasileiro 2012
    03/02/2013-Cruzeiro 2 x 1 Atl-MG-Brasileiro 2013

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...