Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Futebol e Tecnologia

Por Tuca Veiga

O dia era 27 de junho de 2010, oitavas-de-final da Copa do Mundo. Argentina e México se digladiavam na Cidade do Cabo. Jogo duro. Eis que Carlitos Tevez recebe uma bola cara a cara com o goleiro, que sai desesperado. Os dois dividem a rendonda, que sobra para Messi. O melhor do mundo dá um toque, devolve para Carlitos, que cutuca de cabeça para o filó e corre para o abraço. Festa Argentina.

O juiz aponta para o centro, enquanto o bandeirinha Stefano Ayrold é cercado por mexicanos. Em um ato de desespero, ele olha para o telão, que repetia o lance e vê a besteira que fez. Ayrold chama o árbitro italiano Roberto Rosetti e informa que acabara de ver no telão que errou. E cá entre nós, errou muito. Ciente da maneira como seu assistente descobriu o equívoco, Rosetti não teve dúvidas, apontou para o meio e validou o gol, afinal, o replay não pode ser usado no futebol.

A Argentina classificou-se com uma vitória por 3 a 1, ainda não engolida pelos mexianos. Confira no vídeo abaixo os melhores momentos deste jogo e veja, logo de cara, o gol absurdo de Tevez.



A história lembra um pouco o que aconteceu com o Palmeiras neste final de semana. Diferente dos mexicanos, que ficaram putos pelo gol ilegal validado, os também alviverdes, só que brasileiros, ficaram loucos que o gol de mão foi invalidado pelo quarto árbitro. Eis outra diferença entre as histórias. Na Copa, foi o próprio bandeira que sacou a besteira que fez.

Lances como estes trazem à tona uma discussão que a Fifa ainda não descobriu como fazer: a inserção da tecnologia para ajudar os homens do apito. O jogo da Copa evidencia que o grande medo da Fifa, que a pausa para ver o replay deixe o jogo parado, é conversa pra boi dormir. Antes de chegar ao meio do campo, o bandeira viu que tinha errado. O replay, aliás, costuma ser gerado muito rápido, principalmente os que mostram lances de impedimento.

Perguntados nesta segunda-feira na página do Paixão no Facebook, 45 das 55 pessoas são favoráveis à entrada da tecnologia no esporte bretão. 31 delas em lances não interpretativos, como impedimentos ou bolas que entram ou não no gol. Outras 14 gostariam do uso do replay em todos os lances polêmicos. Já dez de nossos leitores acreditam que isso estragaria o bate papo sobre as polêmicas no dia seguinte.

E você, o que acha disso? Esportes como tênis e futebol americano desenvolveram métodos para inserir a tecnologia no auxílio de um jogo mais justo e com menos erros. Nos dois esportes, os times têm um limite de desafios à arbitragem, número mantido caso o time tenha razão. Passou da hora do futebol descobrir como melhorar isso. Afinal, colocar chip na bola, opção que será testada pela Fifa no Mundial de Clubes, me parece a ideia mais lunática.

5 comentários:

  1. A história também me lembra um SENHOR GOLAÇO do Tevez contra a SEP, inacreditavelmente anulado quase um minuto depois por uma suposta confusão do rádio.

    Algum alucinado enxergou uma falta do Tevez, passou a informação a Bandeira Ana Paula pelo rádio e esta informou o juiz após já ter corrido ao centro do campo validando o gol.

    Um pastelão, no maior clássico do país, invalidando um gol que seria histórico pela sua beleza, mas que acabou histórico pela palhaçada inventada.

    Agora, buscar invalidar o jogo é deprimente... coisa de porco desesperado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado!

      Segue o link do vídeo do gol citado pelo nosso leitor para os interessados:

      http://www.youtube.com/watch?v=BP6yAYPi1CU&feature=related

      Excluir
  2. Sou totalmente a favor do uso de tecnologia em lances polêmicos. Chegamos a um estágio que o futebol é puro negócio, envolver muita grana. Um erro humano pode colocar altíssimos investimentos a perder. Quem não se lembra do gol anulado da Inglaterra na última Copa? A bola entrou meio metro, o árbitro não viu a quatro anos foram jogados no lixo pelos ingleses.

    Não me venha com o discurso saudosista que a discussão vai acabar... quem gosta de discutir erros de arbitragem? O que vai acontecer é que a discussão vai mudar o foco. Vamos falar de qualidade técnica e não deficiência humana.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ver se na próxima rodada o quínteto de arbitragem vai usar o padrão NFL ou FIFA ! rs .. Forte Abraço .. Victor D`Alessio

    ResponderExcluir
  4. Chip na bola eu já concordo! mas pra lances como esses não, estilo gol do maradona, uma obra de arte!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...