Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

As pedras no caminho santista


Quatro clubes de países diferentes começam a se degladiar em busca da tão cobiçada taça da Libertadores da América. Representando os quatro principais futebóis da América do Sul, Santos, Cerro Porteño, Peñarol e Vélez Sarsfield carregam para dentro de campo a identidade futebolística de suas nações.

O Santos dispensa apresentações. Um time técnico, com excelente toque de bola, que mescla muito bem experiência e juventude. Com o terceiro maior jogador do mundo em seu elenco, o alvinegro da Vila Belmiro é favorito ao título da principal competição do continente. Vamos ao raio-X dos candidatos a pedra no caminho do Peixe:

O primeiro candidato a carrasco santista é o Cerro Porteño. O time paraguaio tem sido um visitante indigesto nesta Libertadores. Até o momento segue invicto fora de suas divisas - a derrota para o Santos em casa, aliás, foi a única da equipe. O Cerro poderia muito bem ser treinado pelo Tite, pois é um time equilibrado e que empata muito.

Os paraguaios jogam com duas linhas de quatro, num sistema tático defensivo, explorando os dois atacantes grandalhões, Fabbro e Nanni. Com sete gols, um deles contra o Santos, Fernando Nanni é um dos artilheiros da competição ao lado do cruzeirense Wallyson. O jovem argentino Iturbe, no banco, é outra arma porteña. A equipe azul grená entra em campo também para mudar o curso da história, pois tenta avançar pela primeira vez à final.

Já o Peñarol é um time cascudo. Os uruguaios têm uma ótima jogada de linha de fundo, sempre procurando o centroavante Juan Oliveira, que já fez cinco gols na competição. Outra jogada característica do Peñarol é o contra-ataque. O time faz a conexão defesa-ataque com muita velocidade, geralmente comandado pelo outro atacante do time, Martinuccio, um canhoto de qualidade que dizem estar contratado pelo Palmeiras. O escanteio, cobrado ora por Albin, ora por Aguiar, costuma dar calafrios aos adversários.

O líder do campeonato argentino, Vélez Sarsfiel, é certamente o adversário mais qualificado. Um time rápido e encardido. Tipicamente argentino. Com aquele jeito de jogar que o Galvão tanto fala: o "toco e me voy". Com um ataque muito forte, comandado pelo Santiago 'El Tanque' Silva, o Vélez é daqueles times que joga e deixa jogar. As chegadas do meia Fernandez e a categoria do ligeiro Maxi Morales, goleador do time na competição, com cinco gols, são outras das armas do Vélez.

Apesar de tradicionais, os semifinalistas não vencem a Libertadores desde 94, quando o Vélez fez a festa em pleno Morumbi, sob o comando do polêmico goleiro Chilavert. O quarteto detém oito títulos da Libertadores, dois com o Santos e cinco com o Peñarol.

5 comentários:

  1. Acredito em uma final óbvia entre Santos e Velez. Serão dois jogos históricos e com muitos gols, isso é fácil de saber. Cerro e Peñarol já foram longe demais.

    ResponderExcluir
  2. Quem são os dois que estão respectivamente na frente do Gaymar ?
    Vélez e Cerro na final ! Placar de 1x1 no Pacaembú hj ...

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, Messi e Cristiano Ronaldo ainda estão um patamar acima. Tbm acho que a final será essa Felipão, mas não descarto que o Peñarol surpreenda não.

    ResponderExcluir
  4. Não estou tão bem em previsões/torcida. Apostei em Ceará e Avaí na final da Copa do Brasil... Queria apostar em Santos e Peñarol. Mas acho melhor esperar pelo menos pelo jogo de hoje entre Velez e Peñarol.

    ResponderExcluir
  5. O jogo de hoje vai ser top demais! Na torcida pelo Peñarol!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...