Páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Final alemã na Champions?

Por Gabriel Duque

Serão 18 títulos em campo nas semifinais da Liga dos Campeões 2012/2013. Após sorteio realizado na Suíça, o Real Madrid, maior campeão do torneio com nove taças, irá enfrentar a sensação deste ano, o Borussia Dortmund, dono de um caneco. Do outro lado, o poderoso e admirado Barcelona vai encarar o forte e temido Bayern de Munique. Ambos ganharam a Champions quatro vezes. Palpite não vale muito, mas aposto e torço por uma final alemã.

Nada contra os times espanhóis, mas, apesar dos investimentos pesados dos merengues e das recentes conquistas catalãs, os germânicos podem duelar de igual para igual com os ibéricos. Interessante observar também que os quatros semifinalistas formam a base de suas seleções nacionais, que não por acaso mostram o futebol mais bonito entre os selecionados. Voltando aos confrontos, vale lembrar que na última temporada Real e Barça foram eliminados nesta fase da Liga.

Para o time de Dortmund, a esperança é embalar após a dramática classificação contra o Málaga e repetir o bom desempenho da fase de grupos quando derrotou o Real Madrid. Mesmo sendo menos experientes que os rivais no torneio continental, Gotze, Reus e Lewandowski têm tudo para brilhar. Já o Real precisa superar o trauma das desclassificações recentes, já que caiu para o Bayern na temporada passada.



Entre Barça e Bayern, a expectativa é de um confronto de tirar o fôlego. O PSG já mostrou para o time de Munique ser possível atacar a equipe catalã e não ficar acovardado e trancado na defesa o tempo todo. Após os vice-campeonatos na temporada 2009/2010 perdendo para a Inter de Milão e na última edição caindo diante do Chelsea, é hora dos alemães darem um passo a mais para buscar o título. Messi e companhia, por sua vez, tentam voltar a conquistar a Europa com seu futebol envolvente.

Os jogos de ida serão em 23 e 24 de abril e as partidas de volta em 30 de abril e 1 de maio. Se os alemães fizerem valer a torcida ou se ambos perderem, esta pode ser a quarta final da Champions entre times do mesmo país. Real e Valencia decidiram o título na temporada 1999/2000, Milan e Juventus disputaram o caneco da edição 2002/2003 e Manchester United e Chelsea se enfrentaram na final de 2007/08.

Falando em Chelsea, o time inglês, atual campeão da Champions, está na semifinal da Liga Europa contra o Basel, da Suíça. Na outra semi, Benfica e Fenerbahce duelam. Com quatro clubes de quatro países diferentes, quem será que vai para a decisão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...