Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Polêmica Histórica


Por Rafael Hornblas

Quarta-feira de clássico em Minas Gerais. Atético-MG e Flamengo se enfrentam em jogo importante para a pretensão de ambos no Brasileirão. Ronaldinho, que teve atuação apática no primeiro encontro com o ex-time, quer mostrar ao Mengo que acertou - e muito - na escolha de trocar o Rio de Janeiro por Belo Horizonte. Mas não é a atual conjuntura que faz deste duelo um clássico.


As duas equipes já decidiram um Brasileirão, em 1980, vencido pela equipe carioca, e têm grande equilíbrio em jogos válidos pela competição nacional, com 21 vitórias rubro-negras contra 20 atleticanas. Mas foi no ano seguinte da decisão do Brasileirão que aconteceu uma das histórias mais marcantes deste confronto.  

Hoje, o Paixão Clubística vai lembrar um dos maiores e mais polêmicos, confrontos do futebol nacional. A partida era válida pela Taça Libertadores da América de 1981. O jogo era de vida ou morte para o time mineiro, pois o Galo precisava ganhar para passar para a 2ª fase do torneio, enquanto o time carioca avançaria com um empate. 

O Galo contava com a grande fase de seu artilheiro Reinaldo (o Rei), principal jogador do time na época (muitos dizem, o melhor de todos os tempos do Galo). Já o Mengo tinha Zico em excelente fase, além de um esquadrão que seria base da Seleção de 82. O duelo aconteceu no estádio do Serra Dourada com cerca de 80.000 pessoas. 

Como era de se esperar, o jogo foi muito nervoso. O Galo atuava com sede de vitória, pois além de querer conquistar o principal torneio das Américas, desejava vingar a derrota no Brasileirão de 80. O árbitro da partida era José Roberto Wright - e foi ele mesmo o principal protagonista deste jogo.

Aos 30 minutos do 1º tempo o craque Reinaldo deu um carrinho em Zico e Wright expulso direto. Éder e Chicão ficaram extremamente irritados com o juiz e também foram mais cedo para o chuveiro. Logo após as 3 expulsões, o então técnico Carlos Aberto Silva mandou que os jogadores caíssem no chão alegando contusão para que o jogo terminasse e foi isso que aconteceu. O Galo "tirou" seu time de campo e o Mengão passou para a 2ª fase. O time carioca se tornaria campeão da Libertadores de 1981.

Aqui podemos lembrar um pouco do fato :





2 comentários:

  1. Foram 5 e não 3 jogadores do GALO expulsos e o framengo não era a base da seleção de 82. Eles tinha 3 titulares (Leandro, Júnior e Zico), como tbm tinha 3 titulares o GALO (Cerezo, Luisinho e Éder), sem contar que Reinaldo seria o centroavante titular dessa seleção (com certeza o brasil seria campeão com ele, o melhor jogador dessa geração). Além dos 3 titulares citados, o GALO tinha outro representante no grupo (Paulo Isidoro), formado na base do clube e que depois retornaria pro GALÃO da Massa! Saudações Alvinegras

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...