Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A experiência que decide



Por Luiz Felipe Fogaça

Que os jogadores têm aparecido e brilhado em seus times, campeonatos e seleções cada vez mais jovens, e mais precocemente é inegável. Mas um fator que muitas vezes pesa e que tem decidido os jogos é a experiência dos atletas.
Fabuloso deixou dois no clássico e tem média de quase um gol por jogo

Basta olhar para última rodada do Brasileirão para confirmar essa tese. Na 28ª, o experiente Ronaldinho Gaúcho teve atuação de gala, marcou três, comandou o Galo contra o Figueirense e foi considerado o craque. Papel não menos importante tiveram Fred e Luis Fabiano que decidiram novamente para suas equipes.

Se olharmos para a tabela e artilharia do campeonato também se pode observar bem a importância desse fator.
Fred, artilheiro do campeonato também fez o seu e decidiu mais um  para o Flu
Bruno Mineiro e Fred, os dois primeiros goleadores com 14 tentos, têm 29 anos e grande rodagem no mundo do futebol. Atrás deles, com 13 bolas na rede, está Luis Fabiano, que ostenta média de 0,85 gols por jogo e tem 32 anos.
Elano encontrou a redenção no Grêmio
Nas equipes que brigam pelo título e pela Libertadores é nítida a importância dos jogadores mais velhos. O líder Fluminense é comandado por Fred e Deco. No segundo colocado Atlético-MG o maestro é Ronaldinho Gaúcho. No terceiro Grêmio quem dita o ritmo do jogo são Elano e Zé Roberto. Já no quarto Vasco, Juninho é quem faz as vezes do jogador mais importante da equipe.


Emerson foi fundamental na campanha da Libertadores
Marcos Assunção foi o destaque na Copa do BR












No primeiro semestre foi Marcos Assunção o principal jogador da campanha vitoriosa do Palmeiras na Copa do Brasil, enquanto Emerson e Danilo tiveram grande destaque no titulo inédito do Corinthians na Libertadores.


Chelsea x Bayern final com muitos veteranos

Quem pensa que esse fator se limita exclusivamente ao Brasil está enganado. É só lembrar que a decisão da última Champions League foi entre Bayern e Chelsea, que apostavam principalmente na experiência de seus jogadores, entre eles Terry, Lampard, Drogba, Mario Gomez e Robben. No último campeonato inglês, tido como o mais disputado do mundo, o artilheiro foi o veterano Van Persie.

Se o segredo está na juventude, na mescla entre veteranos e jovens, eu não sei, mas que não se pode abrir mão da experiência, isso eu tenho certeza.

2 comentários:

  1. Muito bom meu parceiro de profissão! Parabéns pelo retorno!!! Tamo junto irmandade!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabens pelo texto, concordo plenamente com o assunto abordado!
    E em segundo lugar, bom ter vc de volta mano!! Abraçoo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...